Geral

Notícia publicada terça-feira 22 novembro 2016

São Mateus do Sul vai ter intérprete de Libras após pedido do MP

Gostou, compartilhe

Atendendo recurso interposto pela Promotoria de Justiça em atuação na 67ª Seção Judiciária em São Mateus do Sul, no Sudeste paranaense, a Justiça do Paraná determinou, em caráter liminar, que a Secretaria Estadual de Educação contrate, no prazo de 60 dias, profissional com proficiência em Libras para atendimento a estudante da rede estadual de ensino do município.
A decisão decorre de pedido feito em ação civil pública interposta pelo MP-PR para garantir os direitos à estudante matriculada no curso de Técnico em Meio Ambiente no Colégio São Mateus. Em 1º grau, o pedido foi indeferido pelo Poder Judiciário que reformou a decisão quando da análise do recurso.
Situação
De acordo com o MP-PR, a estudante apresenta quadro de surdez e, por não possuir intérprete, tem rendimento insatisfatório nas disciplinas. Além disso, a situação também tem prejudicado uma colega de classe que repassa à estudante o conteúdo transmitido em sala de aula, gerando, com isso, sobrecarga e excesso de responsabilidade.
A ação foi ajuizada após tentativas de resolução do caso junto à instituição de ensino, à Secretaria Estadual de Educação e ao Núcleo Regional de Educação. Ao justificar a medida, a Promotoria de Justiça destaca a previsão expressa no Estatuto da Pessoa com Deficiência (Lei 13.146/2015), que estabelece que cabe ao poder público a formação e disponibilização de professores para o atendimento educacional especializado, de tradutores e intérpretes da Libras, de guias intérpretes e de profissionais de apoio.