Economia

Notícia publicada sexta-feira 07 agosto 2015

Sebrae incentiva consumidor a comprar em pequenos negócios

Gostou, compartilhe

Foi lançado na quarta-feira (5), em todo o país, um movimento para estimular a sociedade a consumir produtos e serviços fornecidos por micro e pequenas empresas. A ação, chamada “Compre do Pequeno Negócio”, é liderada pelo Sebrae e pretende usar a força dos pequenos negócios – mais de 10 milhões de empresas no Brasil, que faturam no máximo R$ 3,6 milhões por ano – para fortalecer a economia. No Paraná, o Sebrae prepara uma série de atividades especiais, a maioria delas concentradas no mês de setembro, para engajar parceiros, empresários e paranaenses em torno do movimento.

“Queremos valorizar os pequenos negócios, responsáveis pela geração de empregos e renda e que, no Paraná, têm um papel fundamental para o desenvolvimento do estado”, destaca o diretor-superintendente do Sebrae/PR, Vitor Roberto Tioqueta. Comprar das micro e pequenas empresas, no seu entendimento, “é fundamental, porque elas estão perto das casas das pessoas; são geradoras, na maioria das vezes, do primeiro emprego; o dinheiro movimentado por elas fica nos bairros; e elas desempenham, por consequência, um papel relevante no desenvolvimento das comunidades”, afirma Tioqueta.

Segundo o diretor-superintendente do Sebrae/PR, esta é a primeira vez que nasce um movimento com este viés no país, para que as pessoas percebam que, ao comprar dos pequenos negócios, elas estão melhorando a sua cidade, ajudando a economia local.

Mais informações sobre o Movimento Compre do Pequeno Negócio, podem ser obtidas no site www.compredopequeno.com.br, que enumera as razões para comprar das micro e pequenas empresas. Em breve, o Sebrae/PR divulgará a grade com a programação estadual. No site, os empreendedores também poderão cadastrar suas empresas para que o consumidor encontre os produtos e serviços que precisa perto de sua casa ou trabalho. Até quarta-feira, já haviam se cadastrado cerca de 180 empresas.

Apoio

A Prefeitura de Palmeira mantém parceria com o Sebrae e com a Associação Comercial e Empresarial de Palmeira (ACIP) para ações de apoio aos pequenos e micro empreendedores do município. Além de oficinas voltadas à capacitação de micro-empreendedores em diversas áreas, a RedeSim está agilizando e desburocratizando a abertura de empresas em Palmeira. Além disso, a Sala do Empreendedor, instalada em espaço no prédio da Prefeitura e inaugurada este ano, oferece orientações e agiliza o processo de formalização dos micro-empreendedores individuais, com obtenção de CNPJ, emissão e impressão do boleto do INSS, declaração anual, consultorias, palestrar e cursos gratuitamente.

Pequenos negócios Sebrae