Geral

Notícia publicada quinta-feira 25 maio 2017

Secretaria de Saúde adota estratégias para atingir meta de vacinação

Gostou, compartilhe

A partir desta quinta-feira (25) a Secretaria Municipal de Saúde irá adotar novas estratégias para que Palmeira atinja a meta de vacinação contra o vírus Influenza (gripe). Neste ano o município pretende vacinar o mínimo de 90% dos grupos alvos, mas desde que a campanha de vacinação começou, em 17 de abril, até ontem (23 de maio), 72% de público-alvo compareceu nas unidades de saúde.

A primeira estratégia e que entra em vigor hoje, será a visita de equipes da Secretaria de Saúde nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), para vacinar as crianças que ainda não foram levadas pelos responsáveis para receber a vacina. Das 2.095 crianças com idade de 6 meses a 4 anos que devem receber a vacina, apenas 1.218 já foram imunizadas.

Força tarefa

A segunda estratégia será a realização de uma força tarefa com agentes comunitários de saúde, que trabalharão com a comunidade, alertando sobre a importância de receber a vacina contra o Influenza. A meta de vacinação para gestantes é de 359, sendo que 227 já receberam imunização, enquanto das 59 puérperas que estão na meta, 45 foram vacinadas. Entre os idosos, 2.763 foram vacinados, enquanto a meta é de 3.450.

Para Fabiani Bach, secretária interina de Saúde, o número de vacinados deve aumentar em breve. “A baixa adesão não está sendo apenas em Palmeira, pois esse é um problema que a maioria dos municípios está enfrentando. Nossa expectativa é que com as duas estratégias que estamos adotando, o número de vacinações cresça consideravelmente”, relatou.

Quem ainda não tomou a vacina contra o Influenza e faz parte do público-alvo, pode procurar as Unidades de Saúde das 8 às 11h30 e das 13 às 17 horas. É necessário levar a carteirinha de vacinação. Vale lembrar que a vacina é trivalente e protege contra a Influenza AH1N1, Influenza AH3N2 e Influenza B.