Geral

Notícia publicada quarta-feira 30 novembro 2016

Secretaria de Saúde realiza ação do Novembro Azul com caminhada e exames

Gostou, compartilhe

A Secretaria Municipal de Saúde promoveu no dia 29 a “Terça Azul”, marcando o novembro azul, mês de combate mundial do câncer de próstata. As atividades começaram na Praça da Matriz com um breve alongamento antes da caminhada que terminou em frente ao Banco Itaú, onde está montada uma tenda com agentes comunitários de saúde e enfermeiros, realizando exames básicos como glicemia, aferição de pressão, além de orientações sobre a saúde do homem e distribuição de material informativo.

Segundo dados do Inca (Instituto Nacional do Câncer José Alencar Gomes da Silva), estima-se que neste ano, dos 295.200 novos casos de câncer entre os homens, pelo menos  61.200 estão serão de próstata. Isso porque ainda existe um preconceito por parte da maioria da população masculina com relação ao exame que diagnostica a doença.

“Nós, homens, precisamos desmistificar essa ideia de que somente as mulheres têm de fazer o acompanhamento anual visando à prevenção do câncer. Sabemos ele  tem cura, desde que descoberto à tempo,e não há outra maneira de diagnosticar senão pelos exames preventivos e acompanhamento médico, quando constatada a doença. A Secretaria de Saúde disponibiliza toda a estrutura para que os palmeirenses realizem consultas e exames de rotina, principalmente no que diz respeito à prevenção de doenças graves como o câncer”, explica o Secretário Municipal de Saúde, Elves Cocheva.

Durante todo o dia, foram realizados os atendimentos na tenda da Secretaria de Saúde, localizada na Rua Conceição , em frente ao Banco Itaú.