Destaques

Notícia publicada sexta-feira 26 fevereiro 2016

Secretário da Cultura lamenta situação do Museu Histórico e do Cine Teatro Municipal

Gostou, compartilhe

O secretário de Estado da Cultura, João Luís Fiani, nascido em Palmeira e que esteve na cidade na sexta-feira (26) para participar de encontro macrorregional de secretários municipais de Cultura. Ator e diretor de teatro, no cargo há sete meses, Fiani aproveitou a visita e foi a alguns locais, como o Museu Histórico e o Cine Teatro Municipal. Porém, o que viu acabou gerando críticas. O estado em que encontrou os dois espaços culturais deixou o secretário decepcionado, conforme ressaltou em coletiva concedida à imprensa local.

Outra situação que mexeu com os sentimentos de Fiani foi a situação de um bem imóvel tombado pelo Estado, localizado na rua 15 de Novembro. “Quando criança eu ia brincar naquela casa e agora a vejo abandonada”, lamentou. Também manifestou tristeza com a situação da Capela do Bom Jesus, especialmente do espaço nos fundos, onde existia um cemitério. “Fui lá e perguntei o que fizeram com o cemitério. Hoje o local é freqüentado por usuários de drogas”, afirmou Fiani.

O secretário da Cultura disse que o Museu Histórico de Palmeira é um dos mais importantes do Paraná, pois o prédio hospedu o imperador D. Pedro II e o casal Princesa Isabel e Conde D’Eu, na época do império. Porém, disse ter ficado triste com o estado em que o prédio se encontra, sem segurança e com fato recente de roubo de peças, referindo-se a espadas e baionetas que foram furtados em janeiro.

Quanto ao Cine Teatro Municipal, em cujo palco já teve a oportunidade de se apresentar em duas peças teatrais – Colônia Cecília e O Contestado, Fiani também demonstrou sua tristeza pela situação do espaço. Antes da entrevista coletiva, ele visitou o Cine Teatro e constatou a infiltração de água e goteiras, além de o local estar servindo como depósito de equipamentos, sem qualquer condição de uso como espaço cultural.

“Palmeira tem uma cultura bastante forte, recebeu a influência de vários povos, mas o que falta é os governantes fazerem tudo funcionar”, disse Fiani. Ele lembrou que há dois apresentou-se no Cine Teatro com a peça O Contestado, escrita e dirigida por ele, com elenco de mais de 40 atores. “Hoje visitei o Cine Teatro e fiquei decepcionadíssimo, pois está chovendo lá dentro”, desabafou. “Sei da situação que as prefeituras enfrentam, mas gostaria que os prefeitos, não só o de Palmeira, mas de todo o Paraná, destinassem orçamentos maiores para a cultura, que é o que aproxima os povos e vai salvar a humanidade”, destacou o secretário.

Igreja Matriz

Após a coletiva, Fiani visitou a Igreja Matriz e mostrou-se satisfeito com o trabalho de restauração da pintura artística interna do templo. Foi um dos raros momentos da passagem do secretário por Palmeira em que demonstrou aprovação pelo que está se fazendo em prol da cultura no município.