Geral

Notícia publicada segunda-feira 10 julho 2017

Seminário do MPPR abordará os 27 anos do ECA e trará pesquisa inédita

Gostou, compartilhe

O Paraná tem 421 Conselhos Tutelares distribuídos nos 399 municípios paranaenses. Como cada unidade tem cinco integrantes, são hoje 2.105 pessoas atuando como conselheiros tutelares em todo o estado. Os números são apenas uma amostra da pesquisa Diagnóstico dos Conselhos Tutelares do Estado do Paraná, um levantamento inédito sobre o perfil desses profissionais e que será apresentado, em primeira mão, na próxima semana, durante o Seminário Estadual O Paraná Discute os 27 Anos do ECA, evento promovido pelo Ministério Público do Paraná e pela Universidade Positivo.

Parceria

Durante o seminário, a questão dos CTs também vai pautar uma mesa de discussões, com o tema Atuação dos Conselhos Tutelares: o ideal e a realidade – a necessária evolução institucional e a presença do presidente da ACTEP e do ex-conselheiro tutelar Dorival da Costa, que conduz o levantamento sobre a estrutura dos CTs no Paraná. “É sempre importante falarmos do trabalho dos conselheiros tutelares”, afirma a promotora de Justiça Fernanda Maria Campanha Motta Ribas, do MPPR, que atua na1ª Vara da Infância e Juventude e vai participar do debate, como facilitadora. “O conselheiro tutelar deve ser visto como um parceiro, como os olhos do promotor de Justiça, pois são as pessoas que estão na ponta, em contato direto com a comunidade”, sustenta a promotora. “Nesse sentido, para essa parceria avançar, deve haver proximidade entre esse profissional e o membro do Ministério Público, afinal, o objetivo maior do trabalho de ambos é o bem-estar e a proteção das crianças e adolescentes”, defende Fernanda.

Promoção

Seminário Estadual O Paraná Discute os 27 Anos do ECA é promovido pelo MPPR, por meio do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça da Criança e do Adolescente e da Educação. O evento será realizado no dia 13 de julho, em Curitiba, no pequeno auditório do Teatro Positivo (Rua Pedro Viriato Parigot de Souza, 5.300, Câmpus da UP, bairro Campo Comprido), a partir das 9 horas. A pesquisa Diagnóstico dos Conselhos Tutelares do Estado do Paraná será apresentada às 10h40 e a mesa temática Atuação dos Conselhos Tutelares: o ideal e a realidade – a necessária evolução institucional a partir das 14 horas.