Educação

Notícia publicada quarta-feira 11 novembro 2015

Senai de Palmeira oferta vagas gratuitas pelo Pronatec

Gostou, compartilhe

A unidade do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) de Palmeira, mantida pela Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo da Prefeitura de Palmeira, está ofertando seis vagas para o curso de Pintor Industrial através do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), sem custos para o aluno. O curso será realizado nas segundas, quartas e sextas-feiras, das 13h30 às 17h30.

Interessados podem procurar atendimento diretamente na Unidade do Senai, na PR-151, no prédio da antiga Estação Ferroviária de Palmeira, ou através do telefone (42) 3909 5049.

O curso, com 140 horas de duração, tem como conteúdos específicos: Normas e tipos de corrosão; Mecanismos de corrosão; Avaliação de áreas corroídas. Preparação de superfícies para pintura: Conceitos; Técnicas de preparação de superfícies; Equipamentos e hidro jateamento. Conceituação de pintura e sistemas de pintura: Conceitos básicos; Constituintes de uma tinta; Principais resinas e mecanismos de formação de película; Compatibilidade dos sistemas de pintura. Aplicação de tintas: Rolo; Pistola convencional; Retoques. Falhas na pintura: Escorrimento; Porosidade – crateras, sangramento, empolamento, enrugamento e perda de aderência. Segurança na pintura: Segurança na pintura industrial; Manuseio de tintas e solventes; Áreas confinadas, Locais de trabalho e Equipamento de Proteção Individual (EPI).

Por sua vez, o programa de Gestão Industrial, integrado ao curso, tem 20 horas de duração e trata de: Saúde e segurança no trabalho; Relações interpessoais; Educação ambiental; Qualidade e produtividade; Relações de trabalho e Mercado de trabalho.