Destaques

Notícia publicada terça-feira 21 junho 2016

Sistema de abastecimento de água é inaugurado na localidade de Correias

Gostou, compartilhe

Foi inaugurado no sábado (18) o novo sistema de abastecimento de água da localidade de Correias. O novo sistema foi trazido a Palmeira através do Poder Executivo com recurso federal da Fundação Nacional de Saúde (Funasa). Agora a comunidade conta com 52 ligações de água em mais de 15 mil metros de tubulações.

Durante a solenidade, o prefeito Edir Havrechaki (PSC) empossou a diretoria que cuidará do sistema gerido de forma comunitária. Em discurso, o prefeito afirmou que o estabelecimento da rede de água seria um enfrentamento incisivo na área da saúde pública. “Água é saúde, podemos perceber que os índices de patologia já diminuíram na área de atendimento da macrorregião de Queimadas”.

Aldemar Viante, engenheiro civil e coordenador de projetos da Prefeitura, explica que o sistema consiste na captação, tratamento, bombeamento, preservação e distribuição de água. “Esse sistema funciona de forma comunitária, onde a própria comunidade faz o controle”, comentou o engenheiro. Ainda segundo ele, é natural que alguns vazamentos aconteçam nesta fase inicial de operação, contudo, todos serão concertados.

Em discurso, o presidente do sistema comunitário de abastecimento, Cesar Franco, lembrou das dificuldades enfrentadas pelos moradores antes das ligações. “Antes do sistema de abastecimento, nossa comunidade funcionava de maneira diferente, cada família tinha seu ‘olho d’água’ da onde retirava o suficiente para o consumo, agora, com o novo sistema as famílias têm acesso à água tratada de melhor qualidade”, comentou Cesar Franco, presidente da Comissão de Abastecimento e morador da localidade de Correias.

Segundo informações da Secretaria de Planejamento, a obra levou um investimento de R$ 248 mil e está beneficiando mais de 50 famílias que vivem na comunidade. “O benefício foi muito grande, com certeza. Todas as famílias da comunidade mostraram interesse porque entendem que uma água tratada significa mais saúde”, pontuou Franco.

Por cerca de 30 anos, antes de ter água encanada, a comunidade utilizou água vinda de nascentes. Nos períodos de intensa estiagem um poço artesiano foi aberto para suprir a demanda por água em Correias. Quando a nova rede de abastecimento for concluída e a obra for oficialmente entregue, a comunidade vai se organizar através da comissão de abastecimento.

O recurso vindo da Funasa também está beneficiando comunidades como Pinheiral de Cima, Rincão do Coxo, Rincão dos Seixas e Volta Grande. Além de Faxinal dos Mineiros que receberá obras em breve e o sistema de abastecimento de Guarauninha que passará por uma ampliação.