Geral

Notícia publicada sábado 27 maio 2017

Tarifa de água terá reajuste de 8,53% em todo o estado do Paraná

Gostou, compartilhe

A conta de água dos paranaenses vai sofrer reajuste de aproximadamente 8,53%, de acordo com a Companhia de Saneamento do Paraná, a Sanepar. A nova tarifa vai valer para todas as contas que vencem a partir do dia 1º de junho.

A cobrança da tarifa mínima da Sanepar vai cair do valor de 10 metros cúbicos de água para cinco metros cúbicos. O valor mínimo é cobrado de todos os clientes independente se eles consumiram menos do que isso. O reajuste foi autorizado pela Agência Reguladora do Paraná (Agepar).

Tarifa

A alta na tarifa é parte de um índice de reposicionamento tarifário que deve ser aplicado durante oito anos, de 25,63%.

O aumento a ser aplicado no início do próximo mês é a primeira parcela. As próximas sete serão de 2,11% além da correção da inflação, anualmente.

Litoral

A tarifa sazonal dos municípios do litoral do Paraná será acrescida de 20% dos clientes que consumirem mais do que cinco metros cúbicos de água, durante a alta temporada. Entre os meses de abril e novembro os clientes terão desconto no mesmo percentual.

A taxa é cobrada desde 1996. Atualmente, ela é calculada no valor de dez metros cúbicos de água e, com a alteração da tarifa mínima será reduzida para cinco metros cúbicos.

“Conforme a Resolução Homologatória 003 da Agência Reguladora do Paraná (Agepar), de 12 de abril de 2017, a tarifa mínima passa a ser cobrada sobre o consumo de 5 m³. Esta regra também se aplica à tarifa sazonal litorânea. Portanto, não há qualquer diferença de cobrança para os consumidores do litoral na referida Resolução”, diz a nota da Sanepar.