Destaques

Notícia publicada segunda-feira 04 julho 2016

Teatro Guaíra recebe grupo de dança de Porto Amazonas pela primeira vez

Gostou, compartilhe

Pela primeira vez um grupo de dança de Porto Amazonas se apresentou no palco do grande auditório do Teatro Guaíra, considerado um dos maiores da América Latina. O grupo Fusão.com foi um dos que se apresentaram na 9ª Mostra de Danças Paranaense e tiveram o privilégio de se apresentar no mesmo local onde as mais célebres companhias de dança do mundo, além de diversos artistas consagrados nacional e internacionalmente, já estiveram.

A exemplo dos portoamazonenses, dezenas de bailarinos se apresentaram pela primeira vez no teatro. “É um sonho poder estar aqui, se apresentar em um dos mais importantes teatros do mundo. Sem dúvidas hoje é a nossa mais importante apresentação já realizada. Queremos voltar mais vezes à este palco” disse Gisele Polato, coreógrafa do Grupo Fusão.com.

Nos bastidores vários sentimentos se misturavam. O sonho de se apresentar no Teatro Guaíra estava sendo realizado e o tamanho do espantoso palco impressionou. “Ele é maior que a minha casa”, disse uma das bailarinas. “Estava tão concentrada que somente no final da apresentação eu vi a platéia”, comentou outra bailarina.

Mostra de Dança

A Mostra Paranaense de Dança é um festival produzido pela Associação de Bailarinos e Apoiadores do Balé Teatro Guaíra (ABABTG), que pretende reunir anualmente trabalhos de escolas, academias e grupos das mais variadas faixas etárias e estilos de dança do Estado do Paraná e de Estados vizinhos, em Mostras Seletivas e em uma grande Mostra Final na cidade de Curitiba. Além da apresentação dos grupos, conta com espetáculos de companhias e bailarinos profissionais e oficinas de aprimoramento artístico e técnico.

Neste ano houve recorde de inscrições: 1.992, a maior desde a criação da Mostra. Foram 520 coreografias, de 170 grupos oriundos de 55 cidades do Paraná e três de Santa Catarina. A avaliação dos candidatos foi por banca formada por bailarinos do Balé Teatro Guaíra e profissionais convidados. Deste total, foram selecionadas para a final 113 coreografias.

A Mostra final não é competitiva, seu objetivo é apresentar as coreografias que foram selecionadas ao longo das seletivas por todo o estado. O evento visa incentivar novos talentos, valorizando trabalhos de grupos paranaenses e tem o objetivo de divulgar, incentivar e fomentar a dança realizada no Paraná e Estados vizinhos através da interação entre profissionais e estudantes, formação de platéia e valorização da profissão de bailarino.