Agrícola

Notícia publicada sexta-feira 17 abril 2015

Trabalho de entidades retoma resgate de sementes crioulas na região

Gostou, compartilhe

Trabalho desenvolvido pelo Grupo Coletivo Triunfo com orientação técnica da AS-PTA Agricultura Familiar e Agroecologia visa a retomada do resgate das variedades crioulas de diversas espécies, principalmente milho e feijão, na Região Centro Sul do Paraná. A intenção, segundo André Emílio Jantara, assessor técnico da AS-PTA, “é ter um banco de informações atualizado sobre as variedades existentes na região e incentivar a multiplicação e conservação das variedades crioulas feitas pelas famílias agricultoras, consideradas como as guardiãs das sementes crioulas.

Após serem feitos os levantamentos das sementes crioulas, principalmente no caso do milho, todas as sementes a serem trocadas, comercializados por cooperativas, sindicatos, associações, grupos informais, associações e diretamente pelas famílias nas comunidades passarão pelos testes de germinação, vigor e, o principal, o teste de transgenia, sendo deste modo uma semente crioula pura podendo ser produzida e multiplicada por vários anos pelas famílias tendo autonomia de ter sua própria semente adequada a cada propriedade familiar.

Jantara informa que, na questão do milho, já se tem um prévio levantamento, que mostra que passa de 100 toneladas de sementes prontas para serem colhidas nesta safra de 2015 variedades crioulas e, no caso do feijão, 60 toneladas de 12 variedades disponíveis na região.

O objetivo de todo este trabalho, de acordo com o assessor técnico da AS-PTA, é que o agricultor familiar tenha autonomia da sua própria semente, reduzindo custos de produção em comparativos com as sementes comerciais que apresentam hoje seus custos elevados.

Sementes

As sementes crioulas têm sido à base das famílias para a transição agroecológica dos sistemas de produção. Na região existe a articulação de uma rede de agricultores experimentadores com base em sistemas agroecológicos de produção que buscam o resgate, avaliação, conservação, multiplicação, armazenamento e comercialização das sementes crioulas, valorizando a agrobiodiversidade.

O trabalho espalhado por toda a região onde a AS-PTA tem atuação, destaca-se principalmente na questão do resgate, avaliação, multiplicação e armazenamento das sementes crioulas de diversas espécies, mantidas há mais de 100 anos pelas famílias agricultoras. Desde o ano de 1994 até 2010 foram resgatadas e catalogadas mais de 452 variedades crioulas de 58 espécies que estão em domínio das famílias.