Geral

Notícia publicada terça-feira 05 setembro 2017

Três Feiras de Sementes são realizadas no Paraná e em SC

Gostou, compartilhe

No final de semana, aconteceu a realização de três Feiras de Sementes Crioulas e da Agrobiodiversidade, onde duas aconteceram ao mesmo tempo. A primeira feira de sementes foi no sábado (2) Laranjeiras do Sul, 5ª Feira Regional de Sementes Crioulas e Economia Solidária, com a participação de membros do Grupo Coletivo Triunfo e AS-PTA. A feira reuniu mais de 30 caravanas da região de Laranjeiras e principalmente aos agricultores familiares assentados da reforma agrária.

A segunda feira aconteceu em Papanduva/SC, o 1º Encontro de Sementes Crioulas de Papanduva, promovido pelos agricultores familiares da região e com o apoio e organização do CONSEA. Participaram mais de 30 expositores com sementes, artesanatos e alimentos e mais de 700 pessoas circularam durante o dia, onde mostrou uma nova forma de trabalho no município na valorização e resgate da agrobiodiversidade com muita diversidade exposta. Participaram uma caravana organizada pela AS-PTA de agricultores e guardiões de Sementes de União da Vitória, Porto União, Ireneópolis e São Mateus do Sul, onde muitos fazem parte do Grupo Coletivo Triunfo.

A terceira feira em Quatro Barras, a 5ª Festa Regional das Sementes Crioulas, teve a participação mais de 40 expositores guardiões das sementes crioulas e com alimentos saudáveis sendo comercializados diretamente aos visitantes, com a circulação de mais de 1200 pessoas durante o dia. Uma caravana saindo de Palmeira com membros do Coletivo Triunfo, AS-PTA e estudantes do Colégio Agrícola do Curso de Agroecologia.