Geral

Notícia publicada sexta-feira 12 fevereiro 2016

UBS da Vilinha é reinaugurada com reformas e novos equipamentos

Gostou, compartilhe

A Unidade Básica de Saúde (UBS) da localidade da Vilinha, interior do município de Palmeira, foi reinaugurada na quinta-feira (11), após receber reformas e novos equipamentos. Segundo informações da Secretaria de Planejamento da Prefeitura de Palmeira, a unidade recebeu um investimento de R$ 123.586,86, recurso oriundo do programa Requalifica UBS do Fundo Nacional de Saúde (FNS), do Ministério da Saúde.

Modernizada, a UBS centraliza atendimento para mais de 3 mil moradores que vivem na macrorregião da Vilinha, incluindo as localidades de Papagaios Novos, Rincão do Coxo e Rincão dos Seixas, além de Colônia Maciel e Queimadas, onde já existem postos de saúde que funcionam como unidades de apoio.

A unidade é dividida em dois blocos, um de odontologia e outro que funciona como posto de saúde. “Na área de odontologia foram construídos dois banheiros, e a sala de atendimento foi reformada. Os dois blocos receberam gradil, pintura nova e um toldo. O piso e as telhas também foram trocados”, explicou o engenheiro civil Maurício Daros, que acompanhou a execução do projeto.

Cerca de 60 pessoas compareceram ao ato de reinauguração, dentre moradores da comunidade e lideranças políticas da região. O prefeito Edir Havrechaki (PSC) disse que a equipe que começa a atuar na UBS trará uma melhoria considerável no atendimento aos usuários da saúde. “A reinauguração marca o início de uma nova dinâmica na saúde de Palmeira. Quando eu estive na Secretaria de Saúde nós tínhamos cinco unidades com equipes de saúde da família, que cobriam 32% do município, e agora vamos chegar seguramente aos 100% de cobertura com equipes de saúde da família”, assegurou o prefeito.

Para o vice-prefeito e secretário de Saúde, Marcos Levandoski (PT), tudo isso só foi possível graças ao emprenho e esforço da Secretaria de Saúde. “Nenhuma obra ou equipamento novo na saúde vai adiantar se não tivermos uma equipe comprometida e esforçada, que realmente faça trabalho acontecer. Nosso objetivo é trazer qualidade de vida e melhoria no atendimento na saúde, um atendimento mais digno e mais humano para toda a população do nosso município”, comentou ele.

Seleção

O deputado federal Hidekazu Takayama, que recentemente direcionou uma emenda de R$ 798.800,00 em recursos do Fundo Nacional da Saúde para aquisição de equipamentos para as UBSs de Palmeira, também participou da reinauguração. Segundo ele, Palmeira está dentro de uma seleção de municípios que recebem seu apoio através de emendas. “Na minha caminhada aprendi que ninguém faz nada sem uma boa equipe e, pensando nisso, enquanto o prefeito Edir estiver aqui, vou continuar lutando por Palmeira”, afirmou o deputado.

UBS Vilinha inauguração