Geral

Notícia publicada domingo 20 novembro 2016

UEPG aplica provas do PSS 2016 neste domingo em 15 cidades

Gostou, compartilhe

Mais de 18,3 mil estudantes do ensino médio participam, neste domingo (20), do Processo Seletivo Seriado – PSS 2016 da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), em Apucarana, Cascavel, Castro, Curitiba, Guarapuava, Irati, Jacarezinho, Jaguariaíva, Maringá, Palmeira, Ponta Grossa, Rio Negro, São Mateus do Sul, Telêmaco Borba e Umuarama. Os portões serão abertos às 13h30 e fechados às 14h30. A aplicação das provas inicia às 15 horas, com quaro horas de duração.

A Coordenadoria de Processo de Seleção (CPS) alerta os candidatos que ainda não imprimiram a ficha de inscrição, obrigatória para o acesso aos locais de prova. Esses candidatos devem acessar o sistema de inscrição online (www.cps.uepg.br/pss), para imprimir a ficha e informar-se sobre o local de prova e ensalamento. Para isso, bastará informar o número do protocolo de inscrição e senha. Junto com a ficha (com foto e cópia da identidade colados), o candidato deverá apresentar o documento original de identificação.

A UEPG é pioneira no Paraná na implantação do processo seriado para ingresso na graduação. Como modalidade de seleção alternativa, o PSS se desenvolve de maneira gradual, sistemática e cumulativa. O aluno é avaliado ao final de cada uma das séries do ensino médio, por meio de provas denominadas PSS I, PSS II e PSS III. Na última etapa do processo (PSS III), o candidato opta por um dos 39 cursos ofertados pela instituição.

Dos 18.308 inscritos no PSS 2016, 9.341 participam da primeira etapa do processo (PSS I). A segunda etapa (PSS II) registra a participação de 5.699 estudantes. Na terceira etapa (PSS III), são 3.268 inscritos, que concorrem a 496 vagas. Desses, 300 candidatos disputam 10 vagas ofertadas para Medicina. É a maior concorrência do concurso, com média de 30 candidatos por vaga. Em segundo lugar, vem Engenharia Civil, com 207 concorrentes a 13 vagas. A proporção é de 15,9 candidatos por vaga.

Em Ponta Grossa e mais 14 cidades, o PSS 2016 ocorre em 44 locais (instalações da UEPG, instituições de ensino superior e escolas da rede estaduais de ensino). A realização do concurso envolverá o trabalho de 1,8 mil pessoas (servidores da UEPG e da rede de ensino), entre coordenadores, auxiliares de coordenação, fiscais de sala, médicos e pessoal de apoio.

PROVAS

Cada etapa do PSS tem valor máximo de 1.000 pontos, dos quais 900 pontos correspondem às 60 questões objetivas de alternativas múltiplas (sistema somatório); e 100 pontos referentes às uma questão dissertativa (redação). Os candidatos somam a pontuação das três etapas e ainda podem usar a pontuação obtida na prova objetiva do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para compor sua nota final.

As 60 questões objetivas compreendem três áreas de conhecimento (Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias; e Ciências Humanas e suas Tecnologias. Na redação, são cobrados diferentes gêneros textuais para cada etapa do processo. No PSS I, comentários em blog, crônicas jornalísticas, narração escolar e relato autobiográfico; no PSS II, carta do leitor, notícia, texto de opinião dissertativo-argumentativo e resumo; e no PSS III, carta de reclamação, cartas resposta à reclamação; texto de opinião dissertativo-argumentativo, notícia e resumo.