Educação

Notícia publicada terça-feira 10 setembro 2013

UEPG sobe oito posições no Ranking Universitário da Folha de São Paulo

Gostou, compartilhe

A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) subiu oito posições no Ranking Universitário Folha (RUF), publicado nesta segunda-feira (9/9), pelo jornal Folha de S. Paulo. Da 54ª colocação registrada em 2012 (primeiro ano de publicação do ranking) a UEPG pulou para a 46ª posição, entre 192 instituições de ensino superior do país, reconhecidas como universidades pelo Ministério da Educação (MEC). Destaque para os cursos de Agronomia, Jornalismo e Serviço Social, que se colocam entre os 10 melhores cursos do país, nos quesitos avaliação de mercado e avaliação de ensino.

Em sua segunda edição, o RUF mantém a filosofia da publicação de estréia do ranking, em 2012, aperfeiçoando sua metodologia, a fim de contemplar duas grandes áreas de interesse. A primeira, referente à produção científica, aferida com base em indicadores de pesquisa, inserção internacional e inovação. A segunda, relativa à graduação, baseada na avaliação da qualidade de ensino e na ressonância da instituição no mercado de trabalho. No total, são avaliados cinco indicadores, subdivididos em 16 subindicadores.

Na área da graduação, está a maior novidade deste ano. O ranking de ensino foi elaborado a partir de uma análise extensiva inédita dos cursos ministrados em 2.358 instituições. Segundo a publicação da ‘Folha de S. Paulo’, a avaliação contempla as 30 carreiras com maior número de estudantes matriculados em 2011 (último dado disponível no INEP, instituto ligado ao MEC). O trabalho de pesquisa é conduzido pelo Datafolha.

De acordo com classificação do RUF, a UEPG se coloca na 44ª colocação no indicador de pesquisa, que considera total de publicações, total de citações, citações por artigo, publicações por docente, citações por docente, publicações em revistas nacionais e recursos captados. No quesito ensino, está na 56ª posição, com nota 19,09, no qual são considerados avaliações de 464 professores universitários cadastrados pelo INEP; o percentual de professores da instituição com doutorado; porcentagem de docentes com dedicação integral; e nota da instituição no Enade.

Na avaliação de mercado, a UEPG está na 81ª posição do país, com nota 10,17. Neste quesito, o Datafolha ouve 1.681 responsáveis pela área de recursos humanos de empresas de todo o país, nas 30 carreiras analisadas pelo RUF. No processo de internacionalização do ensino superior brasileiro, a UEPG ocupa a 90ª posição. Nesta avaliação, considera-se a qualidade de publicações internacionais que citam a instituição; o percentual de publicações feitas em parceria com pesquisadores estrangeiros; e a quantidade de docentes estrangeiros em relação ao corpo docente total.

O indicador de inovação coloca a UEPG na 60ª posição entre as instituições avaliadas. Aqui, o RUF leva em conta o número de pedidos de patentes da universidade no INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial) de 2002 a 2011. Nesse quesito, a UEPG trabalha com perspectiva de avanço significativo em próximas edições do RUF. De um pedido de patente depositado no INPI, em 2010, a instituição saltou para 34, até agosto de 2013. Alem dessas, possui mais 10 depósitos em processo de ajuste de titularidade; seis patentes em avaliação preliminar e mais oito em fase de redação, totalizando 58 patentes.

Na avaliação por cursos, a UEPG tem como destaque a graduação em Agronomia, classificada com a quarta melhor do país no quesito colocação no mercado de trabalho, com nota 95,24. Já na avaliação de ensino, no ranking geral entre os 10 melhores do país, o curso de Serviço Social, 5º colocado; e Jornalismo o 9º. No subindicador, avaliação por especialistas, Serviço Social é o 3º do país; e Jornalismo, o 7º melhor do país.

Também têm posição de destaque na avaliação de mercado os cursos de Engenharia Civil, 11º; Matemática, 16º; Pedagogia, 18º; Economia, 19º; Biologia; 20º; Geografia, 20º; Letras, 23º; Direito, 25º; e Odontologia, 26º; Na avaliação de ensino, Farmácia aparece na 20º; Química, 33º; e Enfermagem, 51º.