Geral

Notícia publicada segunda-feira 15 junho 2015

Unicentro completa 25 anos com avanços na qualidade do ensino

Gostou, compartilhe

Uma das mais jovens universidades públicas do Paraná está também entre as que mais crescem em qualidade de ensino. A Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) completou no sábado (13) 25 anos levando desenvolvimento social e econômico a todo o estado.

A Unicentro está em pleno desenvolvimento e se consolidando entre as principais instituições de ensino superior do País. A divulgação do último Índice Geral de Cursos (IGC), no final de 2014, demonstra o trabalho desenvolvido pela universidade nos âmbitos do ensino de graduação e da pesquisa produzida pelos cursos de pós-graduação. Divulgado pelo Ministério da Educação (MEC), o principal indicador de qualidade do ensino superior no Brasil coloca a Unicentro na 33ª colocação entre 228 universidades avaliadas no País.

Na comparação com o índice anterior, a Unicentro saltou 17 colocações no ranking e se firmou como a 3ª melhor universidade estadual do Paraná. “Resultados como esse estimulam a comunidade acadêmica a manter a mesma dedicação e desejo de fazer sempre melhor. É fundamental que, ao se celebrar os 25 anos da Unicentro, se marque também esse momento como um compromisso de toda a comunidade acadêmica em continuar o seu processo de construção de uma universidade forte, uma universidade de excelência”, destacou o reitor Aldo Nelson Bona.

Histórico

Criada em 1990, a partir da fusão da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Guarapuava (Fafig) e a Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Irati (Fecli), a Unicentro foi reconhecida como universidade pelo Governo do Estado em 8 de agosto de 1997. Desde então, prosperou na região Central do Paraná e marcou presença em sete cidades – Guarapuava, Irati, Prudentópolis, Laranjeiras do Sul, Chopinzinho, Coronel Vivida e Pitanga – abrangendo um território com população de quase um milhão de pessoas.

No início, eram apenas 10 cursos, instalados em Guarapuava e Irati. Atualmente a Unicentro conta com 36 cursos de graduação, em oito unidades universitárias. O primeiro vestibular da Unicentro ofertou 390 vagas e atualmente a universidade oferece 2.307 vagas em cursos de graduação.

Com a criação do Núcleo de Educação a Distância, em 2005, a instituição expandiu ainda mais o alcance de suas atividades. Em parceria com a Universidade Aberta do Brasil (UAB), a Unicentro oferta cinco cursos de graduação e quinze cursos de especialização em 30 polos, espalhados por todas as mesorregiões do Paraná. Hoje, são 3.800 alunos matriculados e cerca de 4.100 já graduados.

Os primeiros quatro cursos de pós-graduação, em nível de mestrado, foram implementados em 2006 e o primeiro doutorado, em Química, dois anos depois. Agora, o número de cursos de mestrado mais que triplicou, chegando a 15. Além disso, mais dois doutorados passaram a ser ofertados: Ciências Florestais e Agronomia, reconhecidos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) com nota 4.

A internacionalização também foi um dos expoentes da Unicentro. Ao longo desses 25 anos, a universidade fechou convênios e acordos de intercâmbio com instituições de vários países, como México, Chile, Argentina, França e Portugal. Além disso, faz parte da Rede Zicosur Universitário uma organização que reúne instituições públicas de ensino superior da Argentina, Brasil, Paraguai, Chile e Bolívia. Atualmente, a rede abrange 31 universidades, com mais de 66 mil docentes e quase 620 mil alunos.