Destaques

Notícia publicada terça-feira 03 novembro 2015

Empresa pode implantar em Palmeira a primeira usina de energia fotovoltaica do Brasil

Gostou, compartilhe

Foi aprovado pela Câmara Municipal, em definitivo, projeto de lei que autoriza a Prefeitura de Palmeira a realizar a doação com encargos de uma área de 113 mil m², às margens da BR 277, no lugar conhecido como ‘Vaca Morta’. Uma empresa que produz energia fotovoltaica a partir da energia solar tem interesse no imóvel.

A empresa interessada, a Faad Energy, tem sua sede em Curitiba e pretende implantar em Palmeira a primeira usina de energia fotovoltaica do Brasil. A tecnologia é bastante utilizada na Europa, especialmente na Alemanha, mas as condições no Brasil para a geração de tal tipo de energia são muito melhores, segundo estudos técnicos.

A intenção da Faad é produzir energia fotovoltaica em Palmeira, em usina pioneira no Brasil, para vender à Copel, aproveitando a presença de uma linha de transmissão de energia elétrica bastante próxima á área onde pode instalar a sua usina. A concretização do projeto depende de habilitação para participar de licitação para receber o imóvel, vencer a licitação e ter o projeto de instalação autorizado pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP), além de outros requisitos burocráticos e técnicos.

Segundo o projeto de lei aprovado pelos vereadores, a doação será feita com encargos, ou seja, quem receber deve arcar com todas as custas para transferência e registro do imóvel. Ainda, que em caso de construção a obra deve ser iniciada 90 dias após a data de doação e concluída em um ano. Também prevê que o número de empregos a ser gerado atenda o previsto em edital, contudo sem definir quantas vagas devem ser abertas pela empresa que receber o imóvel.

Energia fotovoltaica

Energia fotovoltaica é a energia elétrica produzida a partir de luz solar, e pode ser produzida mesmo em dias nublados ou chuvosos. Quanto maior for a radiação solar maior será a quantidade de eletricidade produzida.

O processo de conversão da energia solar utiliza células fotovoltaicas (Normalmente feitas de silício ou outro material semicondutor). Quando a luz solar incide sobre uma célula fotovoltaica, os elétrons do material semicondutor são postos em movimento, desta forma gerando eletricidade.

A energia fotovoltaica é uma tecnologia 100% comprovada, sistemas fotovoltaicos conectados a á rede elétrica já são utilizados a mais de 30 anos.