Geral

Notícia publicada terça-feira 15 abril 2014

Vacinação contra o vírus Influenza terá início na próxima semana

Gostou, compartilhe

A partir da próxima quinta-feira-feira (24) a Secretaria de Saúde de Palmeira disponibilizará vacinas contra o vírus Influenza nas Unidades de Saúde da área rural e urbana, das 8 horas às 11h30 e das 13 às 17 horas. No sábado (26), Dia de Mobilização Nacional, apenas as Unidades de Saúde do Centro de Saúde Silvio Kenji Kanemoto, ESFs Santa Rosa, Vila Rosa, Amin Bacila, Rocio I e Colônia Francesa e UBS Jardim Cristine estarão abertas. A população deve levar o cartão de vacina para registro e aprazamento de dose subseqüente, no caso de crianças.

Os grupos prioritários para receber as vacinas são os seguintes: crianças de 6 meses a menores de 5 anos, gestantes, puérperas, trabalhador da área da Saúde, povos indígenas, pessoas com 60 anos ou mais, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional e pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais.

A influenza é uma doença respiratória infecciosa de origem viral e é um problema de saúde pública no Brasil. Esta patologia pode levar à complicações graves e ao óbito, especialmente nos grupos de alto risco para as complicações da infecção viral (crianças menores de 5 anos de idade, gestantes, adultos com 60 anos ou mais, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais). A cada ano esta gripe pode se apresentar de forma diferente, sendo a principal intervenção preventiva para este agravo é a vacinação.

Esta será a 16ª edição da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, realizada pelo Ministério da Saúde, por meio da Coordenação Geral do Programa Nacional de Imunizações (CGPNI), do Departamento de Vigilância das Doenças Transmissíveis e da Secretaria de Vigilância em Saúde. Nacionalmente a campanha acontece de 22 de abril a 9 de maio.