Geral

Notícia publicada quarta-feira 25 março 2015

Vai comprar chocolate na Páscoa? Veja as dicas do Ipem

Gostou, compartilhe

Com a proximidade da Páscoa, o Instituto de Pesos e Medidas do Paraná dá dicas para os consumidores na hora de comprar chocolates e pescados, itens mais consumidos nesta época do ano.

O presidente do Ipem-PR, Rubico Camargo, alerta que é preciso estar atento às indicações de peso e quantidade, assim como à qualidade dos brinquedos quando acompanham os ovos de chocolate, para evitar problemas futuros. Os brinquedos dentro dos ovos de Páscoa devem trazer o selo do Inmetro.

O consumidor que desconfiar ou encontrar irregularidades pode recorrer ao serviço da Ouvidoria do Ipem pelo telefone 0800 645 0102, de segunda à sexta, das 8h às 11h30min, e 13h às 17h30min, ou enviar e-mail para: ouvidoria@ipem.pr ou acessar o site www.ipem.pr.gov.br

Para comprar chocolates

- Ovos de chocolate, bombons, chocolates, colombas devem apresentar, de forma clara, a indicação do peso líquido na embalagem. Esta indicação deve referir-se somente ao peso do produto, desconsiderando o peso da embalagem e dos brindes, se houver.

- Se o ovo de chocolate traz brinquedo como brinde, verificar na embalagem se consta a frase “Atenção: contém brinquedo certificado no âmbito do Sistema Brasileiro da Avaliação da Conformidade”. Também é obrigatória a indicação de faixa etária ou, se for o caso, uma frase que informe que não existe restrição de faixa etária. Somente essas informações garantem que o brinquedo passou por testes e não vai oferecer risco à criança.

- A numeração dos ovos serve apenas como referência. Ou seja, não se pode dizer que um produto com numeração maior pesa mais, pois cada marca adota uma escala diferenciada de tamanho. Assim, oriente-se apenas pela indicação do peso líquido do ovo de chocolate.

- Nas cestas de produtos de Páscoa deverá constar em rótulo ou etiqueta externa, na embalagem maior, um descritivo dos produtos contidos, com referências como exemplo: “Conteúdo: 01 coelho de chocolate – 100g; 01 Ovo de chocolate recheado – 500g; 01 Caixa de bombons sortidos – 400g”, entre outros produtos.

Para comprar pescados

- Se vai comprar peixe fresco em feira ou mercados, o consumidor deve acompanhar a pesagem do produto, que deve ser realizada à sua vista, assim como o momento de embalar.

- Na compra de peixe pré-embalado ou congelado, o consumidor deve observar que o peso indicado não deve considerar a quantidade de gelo no produto e o peso da embalagem.