Geral

Notícia publicada quinta-feira 06 outubro 2016

Várias ações são desenvolvidas no Setembro Amarelo em Palmeira

Gostou, compartilhe

Numa realização da Secretaria Municipal de Saúde através do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) (usuários e profissionais) em parceria com Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), foi realizado em Palmeira durante todo o mês de setembro diversas ações dentro do Setembro Amarelo na prevenção do suicídio.

Início

O Setembro Amarelo realizou as primeiras atividades em 2014 em Brasília. Em 2015 já conseguiu uma maior exposição com ações em todas as regiões do país. Mundialmente, o IASP – Associação Internacional para Prevenção do Suicídio estimula a divulgação da causa, vinculado ao dia 10 do mesmo mês no qual se comemora o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio.

Ações

As ações realizadas na cidade foram: a decoração em Amarelo do Coreto na Praça da Matriz, pelos usuários do CAPS, panfletagem com diversas informações para as pessoas, reuniões do Comitê Municipal Intersetorial de Saúde Mental “Rede Caracas” para formulação de diretriz comum entre os setores de atendimento às urgências em saúde mental, principalmente sobre o fluxo de atendimento ao suicídio/tentativas/ideação e também usuários de drogas e pessoa em situação de rua. E para esse mês, está prevista a IX Caminhada pela Valorização da Vida, a ser realizada em 26 de Outubro, iniciativa do CAPS em parceria com a “Rede Caracas”, sobre o tema da prevenção ao suicídio.

Dados

A professora Ana Maria Lourenço do Colégio Agrícola Getúlio Varga com alunos do 3º ano da Agroecologia desenvolveu uma pesquisa e foram encontrados dados do Rio Grande do Sul sobre a relação da indústria fumageira e suicídio, e casos comuns entre os jovens, quais indícios e a surpresa das famílias de jovens que cometeram tal ato. Os alunos com o apoio da professora estão realizando diversas atividades de sensibilização e conscientização dentre elas: cartazes de motivação em cada sala, o dia do abraço e sim pra vida com fitas amarelas. Estão em processo de continuidade com apresentação de dança e filme com depoimentos de familiares de jovens, produção de texto – se você vê amigos em risco, que ações poderiam fazer para auxiliá-lo?

Encontro

No dia 30 de setembro foi realizado um encontro para profissionais da rede de atenção psicossocial com uma palestra do psicanalista e antropólogo Célio Pinheiro que abordou o tema:

Prevenção ao Suicídio – Uma Questão de Saúde Mental.

Segundo dados retirados dos registros do CAPS e Ambulatório de Saúde Mental de Palmeira, entre os anos de 2010 e 2016. No período compreendido entre 2010 e 2016 (mês atual), ocorreram casos de suicídio em 2012, 2013, 2015 e 2016, com destaque para 5 casos no ano de 2013. Porém, há incidência maior de tentativas, principalmente nos anos de 2013 e 2014.
Segundo registro dos casos conhecidos e/ou atendidos nos serviços de saúde mental do Município de Palmeira, de 2010 a 2015 no Ambulatório de Saúde Mental (Central de Assistência Biopsicossocial) e a partir de julho de 2015 no CAPS 1 “Dr. Homero”, foram um total de 87 (oitenta e sete) tentativas de suicídio, sendo 67 tentativas por mulheres e 20 por homens; em relação as ideações foram um total de 31 (trinta e um) em seis anos, sendo 10 homens, 20 mulheres e 1 criança, fato que gera uma grande preocupação à Saúde Pública.
As estatísticas da OMS, são de 1 suicídio para cada 100 mil habitantes, e se levarmos em conta que a cidade possui aproximadamente 35 mil habitantes, apenas 1 suicídio torna-se um índice muito alto.