Geral

Notícia publicada sexta-feira 03 março 2017

Variedade alimentar cria hábitos nutritivos em Cmeis de Palmeira

Gostou, compartilhe

Em Palmeira, as crianças atendidas nos Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) recebem alimentação rica em nutrientes. A variedade alimentar favorece o desenvolvimento físico e intelectual de centenas de alunos matriculados nas “creches da prefeitura”.

Segundo a nutricionista da Prefeitura de Palmeira, Sinara Marqueze Ribas, o município segue resolução do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), “onde temos as quantidades de nutrientes que devemos fornecer, com base nisso é feita a compra dos produtos via processo licitatório”, explica.

Os Cmeis recebem semanalmente, seis tipos de fruta, dois tipos de carne, pães e grande variedade de verduras, além disso também é feita a distribuição de alimentos não perecíveis, mensalmente. Os alunos recebem quatro refeições diárias: café, almoço, lanche da tarde e janta.

“O cardápio é elaborado minunciosamente para garantir que os alunos recebam os nutrientes necessários para suprir suas necessidades. Paralelamente a isso vários projetos internos são realizados, como oficinas culinárias, palestras e reuniões de conscientização. Tudo para fortalecer o bom hábito alimentar nos estudantes”, pontuou a nutricionista. As professoras também desenvolvem trabalhos em sala sobre a importância da alimentação saudável.

Alimentos diferenciados

A Secretaria de Educação trabalhou no desenvolvimento de projeto que ampara crianças com intolerâncias alimentares como à lactose e ao glúten. A próxima etapa é realizar o procedimento licitatório para contratar empresas que forneçam alimentos especiais. “O processo já está montado, agora é necessários que empresas qualificadas se manifestem para concorrer na licitação”, comentou Marqueze.

Ainda conforme a nutricionista, Palmeira está em situação estável quanto à alimentação escolar. “Nós temos produtos de qualidade, tudo fiscalizado, um caminhão refrigerado pra levar alimentos da melhor maneira possível e uma variedade enorme de alimentos”, finalizou.