Agrícola

Notícia publicada terça-feira 09 junho 2015

Vazio sanitário da soja no Paraná começa no próximo dia 15

Gostou, compartilhe

O calendário do vazio sanitário da soja no Paraná em 2015 será o mesmo do ano passado. Ou seja, os produtores de todo o estado estão proibidos de plantar a oleaginosa entre 15 de junho e 15 de setembro. O vazio sanitário é um período sem soja na entressafra, medida que tem como objetivo principal reduzir a sobrevivência de Phakopsora pachyrhizi, fungo causador da ferrugem-asiática da soja evitando ataques precoces da doença durante a safra.

A discussão para mudança no calendário do vazio sanitário ocorre há alguns anos no Paraná. Porém, de acordo com o presidente da Agência de Defesa Agropecuária (Adapar), Inácio Kroetz, qualquer alteração do período somente irá ocorrer com base em estudos técnico-científicos.

“Se algum estudo comprovar que outra data seria melhor economicamente, vamos analisar e cumprir. Mas até o momento não tenho conhecimento de nenhum que esteja finalizado. Por enquanto não tem conclusão que justifique a mudança do calendário”, reforça Kroetz.

Nas rodas de discussões, uma alternativa é a aplicação de calendários distintos para cada região do estado, proposta prontamente recusada por Kroetz. “Interesses pontuais existem e nunca vai existir unanimidade. Cumprir um calendário já é difícil, vários não tem condição”, ressalta. “Vai continuar um calendário para todo o estado”, complementa.

Brasil

No Brasil, o vazio sanitário da soja começou a ser adotado em 2006 e hoje está implantado em 12 estados. Desses, três adotaram vazio sanitário de 60 dias, Bahia, Pará e Maranhão. No Rio Grande do Sul optou-se pelo não estabelecimento do vazio sanitário, por considerarem que as condições climáticas na entressafra não permitem o desenvolvimento da soja e Santa Catarina adotou apenas para a entressafra de 2009.