Educação

Notícia publicada quarta-feira 09 setembro 2015

Provas do Vestibular de Inverno da UEPG tem 15,7% de ausentes

Gostou, compartilhe

O Vestibular de Inverno 2015 da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), realizado no domingo (6) e segunda-feira (7), registrou índice de 15,76% de ausências, nas provas aplicadas no Colégio Estadual Dom Alberto Gonçalves, em Palmeira, e nas cidades de Apucarana, Cascavel, Castro, Guarapuava, Irati, Jacarezinho, Maringá, Paranaguá, Ponta Grossa, Rio Negro, São Mateus do Sul, Telêmaco Borba e Umuarama. Dos 11.359 inscritos, 1.790 não compareceram aos dois dias de provas. O índice é pouco superior ao registrado no Vestibular de Inverno 2014, quando 14,16% dos inscritos não compareceram às provas.

O coordenador geral da CPS, professor Ivo Mario Mathias, considera normal o índice de ausentes, em função, principalmente, da mudança de data do vestibular, anteriormente previsto para o mês de julho. “Trabalhamos com um ano atípico, devido a paralisação que envolveu a rede pública de ensino e as universidades estaduais paranaenses, no primeiro semestre”, diz o professor, comentando que, mesmo assim, a UEPG registrou um número muito reduzido de pessoas que solicitaram devolução da taxa de inscrição, assim como de desistências do concurso, conforme o índice de ausentes.

As provas aplicadas e os gabaritos estão à disposição dos candidatos na página do vestibular (www.cps.uepg.br/vestibular). No domingo, foram aplicadas das provas de Conhecimentos Gerais (1ª etapa) e de Redação (segunda etapa). Na Redação, os candidatos deveriam elaborar uma dissertação argumentativa, posicionando-se sobre contra ou a favor do uso de drones. Para embasar a redação, os candidatos receberam o texto “A Invasão dos Drones”, adaptado de: Revista Galileu. Ed. 2082, jan. 2015. p .53 a 57. Na segunda-feira, foram aplicadas as provas vocacionadas.

De acordo com Boletim Informativo distribuído aos candidatos ao término da terceira etapa das provas, na segunda-feira, a relação de aprovados em primeira chamada e lista de espera será divulgada até 2 de outubro. A CPS alerta que a divulgação até essa data permite que os candidatos não aprovados ainda se inscrevam para o Vestibular de Verão 2015, cujo período de inscrição vai até 4 de outubro. “A expectativa é de que possamos divulgar a lista de aprovados antes do prazo estipulado”, diz o professor Ivo Mathias.