Destaques

Notícia publicada sexta-feira 12 junho 2015

Vigilância em Saúde alerta população quanto à dengue, febre chikungunya e zika vírus

Gostou, compartilhe

A Vigilância em Saúde Municipal continua realizando esforços para combater o mosquito Aedes Aegypti, encontrado recentemente em Palmeira. O inseto pode transmitir três viroses e que estão disseminando rapidamente no Brasil: dengue, febre chikungunya e zika vírus.

Para combater o Aedes Aegypti, encontrado no Centro, próximo a praça Marechal Floriano Peixoto, e no bairro do Rocio, a população deve ajudar eliminando os criadouros do inseto até mesmo no inverno, pois garante um próximo verão livre de uma epidemia. Para colaborar com a combate, é fundamental redobrar a  atenção com locais que podem armazenar qualquer quantia de água.

A dengue é a virose mais conhecida transmitida pelo Aedes Aegypti. Somente neste ano foram registrados mais de 800 mil casos da doença, caracterizando uma epidemia. Os sintomas são febre alta, dor de cabeça, dores no corpo e articulações, fraqueza, dor atrás dos olhos, erupção e coceira na pela que podem durar até 10 dias.

Nos casos mais graves pode haver sangramentos no nariz e gengivas, dor abdominal, vômitos persistentes, sonolência, irritabilidade, hipotensão e tontura. Em casos mais graves a dengue pode matar.

A febre chikungunya registrou 1.688 casos até o mês de abril. Os primeiros caos ‘nativos’ da doença no Brasil apareceram em setembro do ano passado, em Oiapoque, no Amapá. Os sintomas incluem início súbito de febre acima dos 39 graus, inflamações com fortes dores acompanhados de inchaço, vermelhidão e calor nas articulações, especialmente dos pés e mãos, além de dedos, tornozelos e pulso.

A virose pode atingir pessoas de qualquer idade os sexos, mas os sintomas tendem a ser mais intensos em crianças e idosos, podem perdurar por meses.

O zika vírus teve 16 casos confirmados até o mês de maio e a suspeita é que ele tenha chagado ao Brasil durante a Copa do Mundo, no ano passado. O vírus não é tão forte quanto o da dengue ou da chikungunya.As vítimas apresentam um quadro alérgico com coceira intensa e conjuntivite, podendo ocorrer febre, dores no corpo e diarréia. Os sintomas duram aproximadamente cinco dias e raramente há complicações.