Geral

Notícia publicada terça-feira 19 janeiro 2016

Vistoria de veículos agora é digital em todas as unidades do Detran

Gostou, compartilhe

Desde segunda-feira (18), as vistorias de veículos feitas nas 101 unidades do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran) e nos 946 despachantes do estado serão feitas de forma digital. O sistema eletrônico e inédito no Brasil vai tornar o procedimento mais rápido e seguro, sem acúmulo de papel ou burocracia.

Um aplicativo de celular permite que os servidores do Detran e despachantes credenciados ao órgão façam a vistoria passo a passo, com inclusão de fotos, observações importantes e dados de identificação do veículo.

“A vistoria será totalmente digital, feita no celular e transmitida pela internet diretamente para nossos sistemas. Assim, o Detran vai acompanhar os procedimentos em tempo real e o cidadão terá mais segurança no processo”, explica o diretor-geral do orgão, Marcos Traad.

O aplicativo foi desenvolvido em parceria pelo Detran, Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (Celepar) e Sindicato dos Despachantes do Estado (Sindepar).

O aplicativo apresenta um roteiro em que são preenchidas informações de placa, número do Renavam e chassi do veículo, além de incluir fotos de cada item vistoriado, como lacre, motor, frente e traseira do veículo, itens de segurança e até mesmo avarias encontradas.

Treinamentos

Os testes iniciais e o treinamento dos vistoriadores foram feitos em 2015. Os treinamentos e a capacitação de despachantes e vistoriadores serão mantidos nos próximos anos. Em 2016, o Detran terá uma programação regular de cursos por meio do sistema de videoconferência da Escola Pública de Trânsito da autarquia.

Serão apresentados aos profissionais a atualização de procedimentos, técnicas de identificação veicular e vistoria, introdução à vistoria eletrônica, técnicas de revisão de processo e os códigos de normas.