Destaques

Notícia publicada sexta-feira 20 maio 2016

Viva o Folclore retrata em Palmeira a diversidade cultural da região

Gostou, compartilhe

Palmeira recebeu, entre os dias 12 e 15 de maio, o 1º Viva o Folclore. Cerca de 28 mil pessoas passaram pelo pavilhão ou acompanharam as diversas apresentações folclóricas durante o período de realização do evento que aconteceu paralelamente com a Expo Palmeira 2016 e contou com uma extensa programação cultural, envolvendo 25 grupos e bandas folclóricas de diversas cidades, além do restaurante que serviu o tradicional pão no bafo, patrimônio imaterial de Palmeira, e outros oito pratos étnicos que puderam ser apreciados pelos visitantes.

Com incentivo do Ministério da Cultura, através da Lei Rouanet, o evento permitiu à população do município de Palmeira e cidades vizinhas a realização de um intercâmbio cultural, que proporcionou conhecimento relacionado às tradições brasileiras, ucranianas, alemãs, polonesas, espanholas e portuguesas, entre outras. O projeto teve o patrocínio das empresas Caminhos do Paraná, Futuragro e Huhtamaki.

Todas as atividades foram abertas ao público e gratuitas. Para o produtor cultural Fernando Durante, o evento possibilitou um encontro do povo palmeirense com sua própria identidade étnica. “Através da dança conseguimos mostrar a expressão de diversas culturas que colonizaram Palmeira e nosso estado”, comemora Durante.

O Viva o Folclore contou com a participação de cerca de 480 artistas de Curitiba, Mallet, São Mateus do Sul, Maringá, Paranaguá, Ponta Grossa, Pomerode (SC), Avaré (SP), além de grupos de Witmarsum.

Para a coordenação do evento, a primeira edição ficou marcada pela diversidade de atrações levadas ao público, que participou ativamente. Em 2017, Palmeira deve receber a segunda edição do evento.