Agrícola

Notícia publicada terça-feira 07 outubro 2014

Witmarsum terá recebimento itinerante de embalagens vazias de defensivos agrícolas

Gostou, compartilhe

No próximo dia 21 acontece uma ação de recebimento itinerante de embalagens vazias de defensivos agrícolas na Colônia Witmarsum. O recolhimento será realizado das 9h30 às 12 horas e das 13 às 16 horas.

A ação consiste no recebimento temporário de embalagens vazias em locais próximos às propriedades rurais como forma de promover a devolução destes resíduos pós-consumo ao Sistema Campo Limpo (logística reversa de embalagens vazias de agrotóxicos).  Além de Palmeira, a ação acontece em datas distintas em Ipiranga, Tibagi e Irati.

O recebimento beneficiará cerca de 130 agricultores da região e estima-se que nove toneladas de embalagens serão entregues. Todo material será levado para a central de recebimento de Ponta Grossa, gerenciada pela Associação dos Revendedores de Insumos Agropecuários dos Campos Gerais (Assocampos), e posteriormente encaminhado para a destinação final, reciclagem ou incineração, pelo inpEV, instituto que representa a indústria fabricante de defensivos agrícolas para a destinação das embalagens vazias de seus produtos.

A ação, que tem a parceria do inpEV, das empresas associadas e Prefeitural Municipal, é uma realização da Assocampos. Para mais informações, o agricultor pode ligar no (42) 3228-1148 ou enviar um e-mail para assocampos@brturbo.com.br.

Sobre o inpEV

O inpEV – Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias, é uma entidade sem fins lucrativos criada pela indústria fabricante de agrotóxicos para realizar a gestão pós-consumo das embalagens vazias de seus produtos de acordo com a Lei Federal nº 9.974/2000 e o Decreto Federal nº 4.074/2002. A legislação atribui a cada elo da cadeia (agricultores, fabricantes e canais de distribuição, com apoio do poder público) responsabilidades compartilhadas que possibilitam o funcionamento do Sistema Campo Limpo (logística reversa de embalagens vazias de agrotóxicos). O instituto foi fundado em 14 de dezembro de 2001 e entrou em funcionamento em março de 2002. Atualmente, possui 100 empresas e nove entidades em seu quadro associativo.

Mais informações sobre o inpEV e o Sistema Campo Limpo estão disponíveis no site www.inpev.org.br.