Policial

Notícia publicada segunda-feira 05 agosto 2013

Ambiental atende duas ocorrências e recupera moto com chassi raspado

Gostou, compartilhe

O Batalhão de Polícia Militar Ambiental, através do Posto de Polícia Militar Ambiental de Vila Velha, atendeu no último domingo (4) duas ocorrências ambientais nos municípios de Porto Amazonas e Teixeira Soares, além de localizar uma moto roubada no ano passado em Palmeira.

A primeira ação aconteceu por volta das 9 horas, em patrulhamento pelo município de Teixeira Soares. A equipe de policiais encontrou, na localidade de Barreiros, uma destoca com a destruição de vegetação nativa em estágio médio de regeneração do Bioma Mata Atlântica, em área correspondente a 2,8 hectares, atingindo área de preservação permanente, margem de córrego em cerca de 0,2 hectare. O proprietário foi notificado a comparecer no Posto de Polícia Ambiental de Vila Velha para prestar esclarecimentos.

Por volta de 11h30, na localidade de Ribeirão de Cima, também em Teixeira Soares, a equipe policial avistou uma motocicleta Biz 125, placa AAG-7220, em atitude suspeita. Ao realizar a abordagem foi verificado que a mesma estava com a numeração do chassi raspada e inelegível, e a placa com lacre rompido. Em consulta no sistema policial foi verificado que a placa seria de uma motocicleta roubada em março de 2012, na localidade de Turvo, em Palmeira. O condutor da moto também não possuía habilitação.

Diante dos fatos a motocicleta, o condutor J. G. V., 26 anos, e seu pai G. G. V., 41 anos, que seria o proprietário da mesma, foram conduzidos à Delegacia de Polícia de Teixeira Soares, onde foi instaurado Inquérito Policial para apuração da ocorrência.

Às 16 horas, em Porto Amazonas, os policiais, em atendimento a denúncia na localidade de Nova Restinga, localizaram uma destoca com a destruição de vegetação nativa em estágio médio de regeneração do Bioma Mata Atlântica, mediante uso de trator esteira, em área correspondente a 2,8 hectares.  O proprietário J. A. R., de 58 anos, morador de Palmeira, não possuía autorização florestal para a referida destoca.

A ação foi qualificada e comunicada ao Ministério Público Estadual para medidas penais e também ao Instituto Ambiental do Paraná, para lavraturas das sanções administrativas. As penas pelos crimes de destruição de vegetação em estágio médio do Bioma Mata Atlântica, e em áreas de preservação permanente, são de detenção de um a três anos e multa.

A Polícia Militar Ambiental informa que as denúncias sobre crimes ambientais na região podem ser realizadas ao Posto Policial Militar Ambiental de Vila Velha através dos telefones (42) 3228-1581 e (42) 3228-1621, ou pelo email: bpambfv-vilavelha@pm.pr.gov.br.