Policial

Notícia publicada quarta-feira 21 fevereiro 2018

Bandidos aplicam golpe em morador que perde R$ 2,5 mil em Porto Amazonas

Gostou, compartilhe

Em Porto Amazonas algumas pessoas, foram vítimas de uma tentativa de estelionato. Os golpistas tentaram aplicar o Golpe do Guincho, também conhecido como Golpe do Acidente. Segundo informações, uma pessoa caiu no golpe e perdeu R$ 2.500,00 na semana passada. No golpe a vítima recebe uma ligação, e do outro lado da linha o golpista tenta se passar por um parente, que informa que estava indo fazer uma visita, porém o carro acabou estragando ou se acidentando, e que precisa de dinheiro para pagar o guincho.

Na maioria das vezes a vítima que cai no golpe, acaba passando nomes e outras informações para o golpista, inconscientemente. Por exemplo, o golpista fala “aqui é o seu primo”, a pessoa tentando identificar quem é, vai logo dando os nomes de seus parentes, “o Pedro? …”, nisso o golpista já consegue a primeira informação e segue tentando aplicar o golpe.

Alerta

O 1º Batalhão de Polícia Militar faz um alerta à população dos Campos Gerais sobre uma modalidade criminosa de extorsão frequentemente utilizada por infratores, o chamado “falso sequestro”, delito comumente anunciado por meio telefônico.

Criminosos, mesmo presos, tem se aproveitado da inexperiência e, consequentemente, do desespero de pessoas que imaginam ter seus familiares em poder de sequestradores, para arrancar dinheiro de suas vítimas.

Normalmente, o marginal liga, de forma aleatória, para um número de telefone, noticiando à vítima o suposto sequestro de um parente. A estratégia é utilizar-se de frases fortes, ameaçando de morte o suposto refém, agindo psicologicamente sobre as pessoas.

É comum o marginal determinar à vítima que o telefone não seja desligado em hipótese alguma. Manter a pessoa ao telefone a impede de ligar para o familiar e constatar a fraude. O valor exigido para libertar o falso refém normalmente não é alto, ordenando-se que a vítima faça uma transferência bancária para contas abertas com documentos falsos. A exigência dos bandidos pode até resumir-se à simples compra de créditos para telefones celulares pré-pagos.

Para a consumação do golpe, os criminosos podem, eventualmente, colocar outra pessoa ao telefone, fingindo ser o refém. Em momentos de tensão, pode ser difícil reconhecer com exatidão uma voz ao telefone. Ao ouvir um falso pedido de socorro e, diante da situação de stress, é comum que as vítimas, na tentativa de certificar-se que seu familiar está em poder de sequestradores, acabem revelando nomes, o que facilita a ação criminosa.

Nestes casos, é extremamente importante desligar o telefone e tentar contato imediato com a pessoa que supostamente está sendo sequestrada, na tentativa de confirmar ou não o ocorrido.

Em casos de extravio, furto, ou roubo do aparelho celular é importante avisar imediatamente a operadora de telefonia, solicitando o bloqueio da linha.

Outra dica é evitar o empréstimo do telefone a um desconhecido. Ações como estas impedem que criminosos disfarçados de cidadãos façam uso das informações pessoais constantes no aparelho para cometer ações delituosas, articulando, inclusive, o falso sequestro.

Além deste, outras modalidades criminosas têm sido utilizadas por infratores para retirar dinheiro de suas vítimas. É preciso ficar atento! . Verdadeiros “teatros criminosos” são montados, algumas vezes com a participação de mais de um infrator, a fim de ludibriar pessoas através de ligações telefônicas.

É imprescindível verificar a veracidade de todas as informações relatadas ao telefone antes de tomar qualquer atitude. Os criminosos, criativos e ousados, tem se utilizado de alternativas diversas para enganar suas vítimas.

Foto ilustrativa: Gazeta Guaçuana