Policial

Notícia publicada quinta-feira 26 janeiro 2017

Ministério Público efetiva processo de instalação do Gaeco em Ponta Grossa

Gostou, compartilhe

O Ministério Público está efetivando o processo de instalação do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) em Ponta Grossa. No início de fevereiro, será assinado o contrato de locação do imóvel onde vai funcionar a sede do Grupo, na Rua Visconde de Mauá, Bairro Oficinas. “A primeira fase é a locação do imóvel para, em seguida, podermos readequá-lo com a instalação de fibra ótica e rede para equipamentos específicos”, comenta o coordenador estadual do Gaeco, promotor Leonir Batisti.

Ele prefere não estipular prazo para o início das operações do Grupo, mas explica que a unidade de Ponta Grossa – a oitava do Paraná – será composta de 12 a 15 pessoas, incluindo promotores públicos, policiais civis e militares e demais servidores do MP, e abrangerá outros municípios da região, que ainda estão sendo levantados. A formatação final da equipe, diz o coordenador, depende de reuniões com as corporações envolvidas, incluindo aí as Corregedorias das Polícias Civil e Militar.

Leonir destaca que o Gaeco é um grupo que visa unir forças para investigar crimes específicos.“Apuramos aqueles que somente com a conjugação de esforços conseguimos dar uma resolução. Aqueles que isoladamente, somente o MP, por exemplo, teríamos mais dificuldades em esclarecer”, explica. Ele ressalta que já há demandas de investigação para serem realizadas pelo grupo de Ponta Grossa. “Nosso foco é o crime organizado e não apenas aquele armado, mas principalmente os que atuam nas áreas que causam prejuízo ao patrimônio público”, observa Leonir.

O que é o Gaeco?

O Gaeco é um órgão que se destina à investigação e combate ao crime organizado e controle externo da atividade policial, promovendo as ações penais pertinentes. É composto por membros do Ministério Público, Polícia Civil e Polícia Militar e Secretaria de Fazenda, designados e integrados em Grupo.

Municípios que já possuem Gaeco no PR:

Curitiba

Londrina

Maringá

Foz do Iguaçu

Cascavel

Guarapuava

Francisco Beltrão

Fonte: Ministério Público do Paraná