Policial

Notícia publicada segunda-feira 01 julho 2019

Homem é preso por exercício ilegal da medicina no interior de São João do Triunfo

Gostou, compartilhe

Na manhã da última sexta-feira (28), por volta das 10h30, agentes da vigilância sanitária compareceram no destacamento da Polícia Militar, solicitando apoio para se deslocar com eles e o investigador da Polícia Civil, até a localidade de Poços, em São João do Triunfo.

Informações davam conta de que uma pessoa estaria praticando exercício ilegal da medicina, ele estaria efetuando consultas oftalmológicas, fornecendo receituários para compra de medicamentos e comercializando óculos com lentes de grau corretivas, no pavilhão da igreja da comunidade.

A equipe foi até o local e abordou um homem de 53 anos, morador de Curitiba, fazendo entrega de óculos para alguns clientes, que confirmaram terem passado por exames oftalmológicos em dias anteriores. O homem não teve sua identidade divulgada, mas segundo a polícia, ele estaria exercendo a medicina de forma irregular, onde agia nas comunidades do interior de São João do Triunfo, e se passava por Médico Oftalmologista realizando consultas, assinando receitas e até vendia o óculos de grau.

Investigação

A ação iniciou com investigação da Vigilância Sanitária, através de grupo em rede social. Nestes grupos a vigilância constatou os dias e horários das consultas com o suposto “Médico Oculista”. A Vigilância de imediato visitou as comunidades citadas, onde o mesmo faria o atendimento e conseguiu acesso às receitas que ele assinava. Após ter acesso a essas receitas a vigilância investigou, e descobriu que o detido é optometrista. No mesmo dia, a vigilância registou Boletim de Ocorrência, pois, como determina a lei o profissional optometrista pode vender óculos com prescrição do Médico Oftalmologista, dentro da ótica. Neste caso ele fazia todo o processo, consultava nas comunidades cobrando 2 kg de alimentos, prescrevia a receita e vendia o óculos de grau sem conhecimento do médico.

Diante dos fatos, o autor juntamente com alguns clientes, foram encaminhados à delegacia de São João do Triunfo para procedimentos legais de polícia judiciária.

Fotos: Polícia Civil-SJT