Policial

Notícia publicada segunda-feira 28 março 2016

Homem é abordado na BR 277 comercializando quase 150 kg de pinhão

Gostou, compartilhe

Um homem de 43 anos foi abordado por policiais ambientais na BR 277, na tarde de domingo (27), por comercializar pinhão em pleno período de defeso da semente. O flagrante foi feito por uma equipe que realizava patrulhamento pela km 222 da rodovia, no município de Fernandes Pinheiro.

Ao realizar a abordagem foi verificado que o responsável não possuía nenhum documento de origem do produto, os pinhões estavam esbranquiçados e com alto teor de umidade, os frutos (pinhas) estavam com coloração verde e foram colhidas em período proibido.

Diante do fato foi lavrado Termo Circunstanciado ao Juizado Especial Criminal de Teixeira Soares em desfavor do abordado, morador da zona rural de Fernandes Pinheiro. No local foram apreendidos 143 kg de pinhão distribuídos em embalagens fracionadas e três pinhas, que serão doados a uma instituição filantrópica a definir.

A colheita da semente do pinhão não necessita de autorização e está liberada a partir  de 1º de abril. Somente poderão ser colhidas de pinhas que apresentem características de maturação com a cor verde amarelada ou marrom típica, quando inicia o desprendimento das sementes, sendo proibida a colheita de pinhas imaturas, conforme preceitua a Portaria IAP nº 046/15.

Denúncias

Denúncias sobre crimes ambientais na região dos Campos Gerais podem ser realizadas ao Posto Policial Militar Ambiental de Vila Velha através do telefone (42) 3228 1581 ou pelo email: bpambfv-vilavelha@pm.pr.gov.br.