Policial

Notícia publicada terça-feira 05 setembro 2017

IAP afirma que incêndio no Parque Estadual de Vila Velha atingiu 132 hectares

Gostou, compartilhe

O incêndio ambiental no Parque Estadual de Vila Velha, em Ponta Grossa, atingiu 132 hectares, segundo o Instituto Ambiental do Paraná (IAP), essa área equivale a 132 campos de futebol. Já a Polícia Ambiental contabilizou 145 hectares. Segundo o IAP, o fogo começou na tarde de segunda-feira (4), durante uma atividade de pesquisadores da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

A UFPR informou que o grupo fazia uma queima controlada no local e que as chamas se espalharam por causa de uma rajada de vento.

A universidade afirma que a queima possuía licenciamento do IAP e foi feita com supervisão de representantes do Parque Estadual de Vila Velha.

Controle de espécies exóticas

Ainda segundo a UFPR, atividades com queima controlada são comuns no parque e servem para o controle de espécies exóticas e para a diminuição de risco de incêndio de grandes proporções.

Já o IAP afirma que o grupo não seguiu as recomendações do instituto, especialmente por causa do vento forte.

O Corpo de Bombeiros trabalhou mais de 12 horas no combate às chamas e o fogo só foi totalmente controlado por volta da 1 hora da terça-feira (5), sendo que mais de 30 bombeiros trabalharam.

A Polícia Civil vai instaurar um inquérito para investigar o caso.