Policial

Notícia publicada quinta-feira 19 novembro 2015

Jogar objetos ou substâncias de veículos pode ter punição maior

Gostou, compartilhe

O costume de jogar objetos ou substâncias de dentro do veículo ou de abandoná-los nas vias públicas será considerado infração de trânsito grave. A Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados aprovou projeto de lei que, consequentemente, eleva o valor da multa. O texto tramita em caráter conclusivo, e ainda será analisado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Apresentado pelo deputado Veneziano Vital do Rêgo (PMDB-PB), o projeto justifica que a medida se faz necessária, uma vez que ação polui as cidades e as estradas, além de causar acidentes. O projeto altera o Código de Trânsito Brasileiro e, quando aprovado, a falta de educação de muitos usuários das vias públicas vai pesar mais no bolso.

Isso, porque a lei atual classifica a infração como média e as multas variam de acordo com a gravidade da infração – leve, média, grave ou gravíssima. Pela proposta, o valor da multa cobrada no caso de objeto lançado de veículos ou abandonado em vias será maior.

O relator na comissão, deputado Fabio Reis (PMDB-SE), recomendou a aprovação da matéria, entendendo que a medida vai proporcionar maior segurança aos usuários das rodovias brasileiras e contribui para a preservação do meio ambiente.