Policial

Notícia publicada segunda-feira 26 junho 2017

Polícia Ambiental atende a várias ocorrências em Palmeira no final de semana

Gostou, compartilhe

A equipe da Polícia Ambiental esteve no último sábado (24) desde o início da manhã em Palmeira em atendimento a seis denúncias e apenas dois não foram constatadas. Na primeira em atendimento a denúncias de desmatamento ilegal em propriedade rural na localidade de Queimadas. A equipe policial realizou vistoria na propriedade e constatou a destruição de floresta secundária em estágio avançado de regeneração do bioma mata atlântica, em área correspondente a 2,6 hectares, atingindo espécies ameaçadas de extinção, pinheiro (araucária angustifólia) e imbuia (ocotea porosa), na categoria “vulnerável”, sendo que o responsável não foi encontrado, porém foi lavrada uma notificação para comparecimento no Posto de Polícia Ambiental de Vila Velha em data posterior, para apresentação de documentos e prestar esclarecimentos sobre o dano ambiental.

Corte de pinheiro

Já às 14 horas a denúncia de corte ilegal de pinheiros em propriedade rural na localidade de Campo Novo, a equipe policial realizou vistoria na propriedade onde foi constatado o corte isolado de 10 (dez) pinheiros araucária, sendo 5 (cinco) cortados recentemente e 5 (cinco) cortes antigos em ambiente agropastoril. “A espécie é constante na lista oficial da flora brasileira ameaçada de extinção, categoria ‘vulnerável”. O proprietário afirmou não possuir autorização florestal para o corte. Diante do fato foi lavrado o Termo Circunstanciado ao Juizado Especial Criminal de Palmeira. No local estão depositadas 3 (três) toras de pinheiro, totalizando 3.741 m³, os quais foram apreendidos e ficaram depositados na propriedade até decisão da autoridade competente. Será comunicado o IAP de Ponta Grossa para providências administrativas.

Corte isolado de pinheiro

Na mesma localidade e em atendimento a denúncia corte ilegal de pinheiros, a equipe policial realizou vistoria na propriedade e constatou o corte isolado de 2 (dois) pinheiros araucária em ambiente agropastoril, espécie constante na lista oficial da flora brasileira ameaçada de extinção, categoria ‘vulnerável”. O proprietário afirmou não possuir autorização florestal para o corte. Diante do fato foi lavrado o Termo Circunstanciado ao Juizado Especial Criminal de Palmeira. No local estão depositadas 3 (três) toros de pinheiro, totalizando 3.243 m³, os quais foram apreendidos e ficaram depositados na propriedade até decisão da autoridade competente. Será comunicado o IAP de Ponta Grossa para providências administrativas.

Depósito de pinheiro araucária

Através de uma denúncia de que o responsável pelo transporte dos pinheiros das propriedades rurais autuados na localidade de Campo Novo estaria com a madeira armazenada em propriedade vizinha, a equipe policial realizou vistoria na propriedade denunciada e constatou o depósito de 70 (setenta) pranchões e 36 (trinta e seis) caibros, totalizando 2,8 m³ de madeira serrada. O proprietário afirmou não possuir nota fiscal e DOF (documento de origem florestal), para manter na propriedade madeira de serrada de origem nativa. Diante do fato foi lavrado o Termo Circunstanciado ao Juizado Especial Criminal de Palmeira. A madeira foi apreendida e ficou depositada na propriedade até decisão da autoridade competente. Será comunicado o IAP de Ponta Grossa para providências administrativas.