Policial

Notícia publicada quarta-feira 16 agosto 2017

Paraná apresenta redução nos principais indicadores de crimes no primeiro semestre

Gostou, compartilhe

O Paraná fechou o primeiro semestre de 2017 com redução nos principais indicadores de crimes. A diminuição na violência atingiu tanto os crimes patrimoniais, como os crimes contra a pessoa, mantendo o histórico recente de declínio.

Os números mostram o resultado efetivo do investimento material do governo do Estado no setor, contendo uma tendência generalizada de aumento da criminalidade no país com o crescimento da crise econômica e o desemprego.
Furtos e roubos
No Paraná foi diferente, os registros de furtos e roubos caíram. Em relação especificamente aos roubos, crimes nos quais há a utilização de violência para pegar pertences da vítima, houve queda de 4%, passando de 42.792 registros para 41.154 em todo o Estado. Os dados se referem aos primeiros seis meses do ano, na comparação com o mesmo período do ano anterior.
“Num momento em que o País passa por uma grave crise, com alto índice de desemprego, e os crimes patrimoniais sendo uma verdadeira epidemia no País inteiro, o Paraná está na contramão, com um decréscimo na quantidade de crimes”, avalia o secretário da Segurança Pública e Administração Penitenciária, Wagner Mesquita.
A queda mais expressiva foi verificada nos roubos cometidos contra comércios em todo o Estado: -20,35%. Da mesma forma, reduziu o índice de roubos registrados especificamente em residências: -1,2%.

 Foto: Divulgação SESP.