Policial

Notícia publicada sexta-feira 24 março 2017

Parceria do Paraná e OEA vai ampliar reinserção de quem cumpre pena no Estado

Gostou, compartilhe

O Paraná e a Organização dos Estados Americanos (OEA) iniciam ações conjuntas para desenvolver e avaliar projetos e programas que resultem em uma melhor distribuição da justiça e do sistema penitenciário do Estado. A parceria, inédita no Brasil, foi assinada nesta quinta-feira (23) pelo governador Beto Richa e a diretora do Departamento de Segurança Pública da OEA, Paulina Duarte, em solenidade no Palácio Iguaçu.

A iniciativa, que tem caráter de atenção à cidadania e respeito aos direitos humanos, envolve o Governo do Estado e também o Tribunal de Justiça, o Ministério Público, a Defensoria Pública e a OAB-PR. Beto Richa afirmou que, além de melhorar a situação prisional, a parceria com a OEA vai ampliar a reinserção social de quem cumpre pena no Paraná. “As pessoas que se encontram hoje nesta situação estão, por um período, pagando sua dívida com a sociedade, mas não perderam a condição de seres humanos”, disse Richa.
“A parceria firmada hoje vai permitir a troca de experiências para tornar o Paraná referência nessa área, melhorando a justiça penal e o nosso sistema penitenciário”, afirmou.

Paraná avança

Para a diretora da OEA, o trabalho conjunto com o Paraná servirá de modelo para outros estados brasileiros e também aos demais países que compõem a organização. “O Paraná está avançando muito nas práticas inovadoras de cumprimento das penas”, salientou Paulina Duarte. “Como organismo multilateral, buscamos apoiar o Estado na sistematização dessa metodologia e no desenvolvimento de outros programas que garantam a ressocialização das pessoas que estão privadas de liberdade”, explicou.

Fotos: Arnaldo Alves – ANPR