Pelotão Montado da PM realiza curso de capacitação para policiais militares

Policial

Notícia publicada sexta-feira 13 novembro 2015

Pelotão Montado da PM realiza curso de capacitação para policiais militares

Gostou, compartilhe

Policiais Militares do 1º Batalhão de Polícia Militar realizaram na quinta-feira (12), em Ponta Grossa, as provas finais do Curso de Capacitação em Policiamento Montado, desenvolvido e coordenado pelo Pelotão Montado do 1º BPM, com a participação de 12 policiais militares, integrantes das diversas subunidades do 1º Batalhão, com instruções que totalizaram 250 horas/aula.

Durante o curso, realizado na sede do Pelotão Montando, nas dependências do Centro Agropecuário Municipal de Ponta Grossa, foram ministradas instruções teóricas e práticas envolvendo todas as peculiaridades desta modalidade de policiamento, como equitação, contenção, transporte, higiene e morfologia equina, policiamento montado e choque montado.

As noções básicas repassadas durante o curso habilitam os policiais a frequentar o estágio probatório para a prática e aprimoramento do policiamento montado, com duração de 45 dias, que os capacitará para o serviço operacional.

A missão institucional do Pelotão Montado, composto atualmente por 20 policiais e 17 equinos, é executar o policiamento ostensivo em locais de acesso restrito, em parques públicos ou de grande movimentação de pessoas, suplementando a atuação das demais subunidades operacionais da Polícia Militar.

Sendo de natureza especial, o Pelotão Montado é empregado também no policiamento externo de eventos esportivos, shows, carnaval, eleições, passeatas e, extraordinariamente, pode ser empregado em situações de distúrbios civis, reintegrações de posse e calamidades públicas.

O 1º BPM destaca que investir na capacitação do seu efetivo significa subsidiar o princípio da eficiência, para fins de melhor servir a comunidade dos Campos Gerais, ressaltando a importância do treinamento para o exercício diário das atividades de segurança pública.