Policial

Notícia publicada sábado 13 maio 2017

Penitenciária considerada modelo no Paraná recebe visita de juiz Antônio Acir Hrycyna

Gostou, compartilhe

Considerada modelo em tratamento penal no Paraná, a Penitenciária Central do Estado – Unidade de Progressão (PCE-UP), localizada no Complexo Penitenciário de Piraquara, recebeu a visita do juiz da Vara de Execuções Penais e Corregedoria dos Presídios da Comarca de Ponta Grossa, Antônio Acir Hrycyna, na quinta-feira (11).

O magistrado acompanhou a rotina da penitenciária, que mantém 100% dos presos ocupados em atividades de ensino e trabalho. A visita foi acompanhada pelo diretor-adjunto do Departamento Penitenciário do Paraná (Depen), Cezinando Vieira Paredes.
Experiência
“Gostei muito da experiência, é uma visita que nos traz a perspectiva de implantar algo semelhante em Ponta Grossa. É necessário oportunizar esses espaços e trazer um olhar para essas pessoas”, afirma o juiz.
Unidade de progressão

Resultado de uma parceria do Governo do Estado com o Tribunal de Justiça, a unidade de progressão faz parte das ações do projeto “Cidadania nos Presídios” do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O objetivo da unidade prisional – que iniciou suas atividades em novembro do ano passado – é preparar os detentos para voltarem ao convívio social após o cumprimento total da pena.
De regime fechado, a unidade penal possui atualmente 170 detentos que estão em fase final de cumprimento de pena, próximos de retomar o convívio em sociedade. Além disso, o preso também precisa possuir um bom comportamento carcerário.

Foto: Vanessa Cordeiro/ Depen