Policial

Notícia publicada domingo 17 junho 2018

Polícia Ambiental constata irregularidades em três localidades de Palmeira

Gostou, compartilhe

A equipe da Polícia Ambiental esteve na quinta-feira (14) em Palmeira, em atendimento a três denúncias. Na localidade do Boqueirão, foi constatado um dano em área de preservação permanente (nascente), mediante a derrubada de árvores nativas, contendo espécies como, branquilho e gabirobeira, para a reforma de duas barragens, uma com área de 0,096 ha e outra com área de 0,0140 ha. Ninguém foi encontrado no local e ao identificar o proprietário, este informou não possuir autorização do órgão ambiental competente, motivo pelo qual será comunicado o IAP de Ponta Grossa e a Delegacia de Polícia Civil de Palmeira para medida cabível nas esferas penal e administrativa.

Três Morros

Na localidade de Três Morros, foi constatado dano em 4 cabeceiras de nascentes. Foi realizada a drenagem de área com características de nascente com canalização de curso hídrico em uma extensão de 470 metros de comprimento; foi danificada floresta considerada de preservação permanente mediante a roçada de sub-bosque área de 0,16 hectares, com o corte de espécies como branquilhos, bugreiro e canela preta, esta constante na lista oficial da flora brasileira ameaçada de extinção; foi danificada floresta considerada de preservação permanente mediante a corte raso, com corte e derrubada de árvores da espécie branquilho e bugreiro em área de 0,06 hectares e foi danificada floresta considerada de preservação permanente em área de 0,06 hectares, mediante destoca, bem como realizada a drenagem de área com características de nascente com canalização de curso hídrico.

Estas duas últimas áreas citadas foram objeto de autuação administrativa e boletim de ocorrência no ano de 2011, onde se observa que não houve recuperação das áreas, assim como se verifica o uso das áreas de preservação permanente consolidadas. A equipe deslocou até a residência do proprietário que confirmou não possuir autorização ambiental, motivo pelo qual será comunicado ao IAP de Ponta Grossa e a Delegacia de Polícia Civil de Palmeira para medidas cabíveis nas esferas penal e administrativa.

Pinheiral dos Malucelli

Na localidade de Pinheiral dos Malucelli, a equipe constatou a destruição de floresta secundária em estágio médio de regeneração do bioma mata atlântica, em área correspondente a 0,07 ha., com a derrubada de 12 palmeiras, entre outras árvores nativas como miguel pintado, canela guaica e guabirobeira. No local também foi constatado o funcionamento de uma pocilga com 5 porcos, em área de preservação permanente. O proprietário relatou não possuir autorização ambiental, motivo pelo qual será comunicado o IAP de Ponta Grossa e a Delegacia de Polícia Civil de Palmeira para as medidas pertinentes nas esferas penal e administrativa.