Policial

Notícia publicada terça-feira 16 julho 2013

Polícia Ambiental flagra desmatamento ilegal na localidade de Boa Vista

Gostou, compartilhe

Na última segunda-feira (15), uma equipe do Posto de Polícia Militar Ambiental de Vila Velha, realizou atendimento a denúncia na localidade de Boa Vista, em Palmeira. No local os oficiais realizaram levantamento da área desmatada e verificaram a supressão de vegetação em estágio avançado de regeneração do Bioma Mata Atlântica, atingindo espécies ameaçadas de extinção, Pinheiros Araucárias e Imbuias, onde constataram a destoca de 4,9 hectares. No local foram apreendidos 190 m³ de lenha nativa e 10, 788 m³ de toras de pinheiro.

Os policiais também flagraram um caminhão carregado com 14 m³ de lenha nativa de espécies folhosas diversas, saindo da área desmatamento ilegal. O condutor, de iniciais A. J. C., 20 anos, que não possuía nem CNH, e seu acompanhante, de iniciais A. M. 44 anos, não apresentaram Nota Fiscal e Documento de Origem Florestal (DOF). Diante do fato os envolvidos, juntamente com o caminhão, foram conduzidos a 40ª Delegacia de Polícia Civil de Palmeira, onde responderão pelo crime ambiental.

A pena pelo crime de destruição de vegetação em estágio avançado do Bioma Mata Atlântica é de detenção de um a três anos e multa, e por transportar produto de origem florestal sem licença é de seis meses a um ano de detenção e multa.

A ação fez parte ‘Operação Mata Viva’, do Batalhão de Polícia Militar Ambiental, através da 4ª Companhia de Polícia Militar Ambiental, que realiza ações de prevenção e combate aos crimes ambientais.

As denúncias sobre crimes ambientais na região podem ser realizadas ao Posto Policial Militar Ambiental de Vila Velha através do telefone (42) 3228 1581 ou pelo email: bpambfv-vilavelha@pm.pr.gov.br.