Policial

Notícia publicada quarta-feira 17 julho 2013

Polícia Ambiental flagra mais um desmatamento em Palmeira e também em São João do Triunfo e Teixeira Soares

Gostou, compartilhe

Na terça-feira (16) a Polícia Militar Ambiental de Vila Velha, atendeu três ocorrências de danos ambientais nos municípios de Palmeira, São João do Triunfo e Teixeira Soares. As ações fazem parte da ‘Operação Mata Viva’, onde são realizadas ações de prevenção e combate aos crimes ambientais.

A primeira denúncia levou os policiais até a localidade de Bolo Grande, em São João do Triunfo, onde foi localizado um desmatamento de uma área de floresta nativa. Após realizarem levantamento dos danos ambientais, foi constatado que 4,7 hectares de vegetação em estágio avançado de regeneração do Bioma Mata Atlântica foram destocados com trator esteira, atingindo espécies ameaçadas de extinção, Pinheiros Araucárias e Imbuias, dos quais 1 hectare na Reserva Legal e 0,6 hectare em cabeceira de nascente, área de preservação permanente. Ainda foram encontrados 81 pinheiros araucárias cortados.

Após a localização da proprietária do imóvel rural, Sra. P.P.S., 32 anos, esta apresentou uma Autorização Florestal para o corte de 23 pinheiros araucárias, com isso foram cortados 58 pinheiros araucária sem autorização.

Em atendimento a denúncia anônima os policiais realizaram vistoria em uma propriedade rural na localidade de Queimadas, em Palmeira, onde foi constatado o desmatamento de vegetação em estágio avançado de regeneração do Bioma Mata Atlântica, atingindo espécies ameaçadas de extinção, Pinheiros, Araucárias e Imbuias, também com 4,7 hectares. Segundo a denúncia, a madeira de imbuia já serrada estaria armazenada em um galpão em uma propriedade vizinha. Diante do fato foram realizadas buscas e encontrados 11,192 m³ de imbuia serrada em pranchões. Foi localizado o responsável pelo desmatamento, Sr. O. J. B., 45 anos, o qual não possuía autorização para realizar o dano ambiental.

Em patrulhamento pela localidade de Barreiro, município de Teixeira Soares, a equipe localizou o corte de 352 pinheiros araucárias. Após localizar o proprietário do imóvel rural, Sr. A. I. A, 60 anos, este apresentou uma Autorização Florestal para o corte de 200 pinheiros araucárias plantados, com isso foram cortados 152 pinheiros araucária sem autorização florestal. No local foram apreendidos 234 m³ de lenha de galhadas de pinheiro.

Diante do fato os envolvidos foram qualificados e responderão pelo crime ambiental realizados. As penas pelos crimes de destruição de vegetação em estágio avançado do Bioma Mata Atlântica é de detenção de 1 a 3 anos e multa, mesma pena para destruição de área de preservação permanente. Por cortar pinheiros araucária sem licença ambiental a pena é de 1 a 2 anos de reclusão e multa.

A Polícia Militar Ambiental informa que as denúncias sobre crimes ambientais na região de Ponta Grossa podem ser realizadas ao Posto Policial Militar Ambiental de Vila Velha através do telefone (42) 3228 1581 ou pelo email: bpambfv-vilavelha@pm.pr.gov.br.