Policial

Notícia publicada segunda-feira 21 janeiro 2013

Polícia Ambiental realiza apreensão de 24 aves silvestres e uma arma de fogo na região

Gostou, compartilhe

O Batalhão de Polícia Militar Ambiental, através do Posto de Polícia Militar Ambiental de Vila Velha, realizou a apreensão de 24 aves silvestres e uma arma de fogo em três ocorrências atendidas em Carambeí e Piraí do Sul no último domingo (20).

A primeira ocorrência foi feita por volta de 9h30. A equipe de policiais se deslocou até a rua Porto Alegre, em Carambeí, onde flagrou um indivíduo realizando a caça de aves silvestres. Na residência foram encontrados sete canários-terra e uma coleirinha em cativeiro.

Por volta de 13 horas a equipe de serviço atendeu a segunda ocorrência. Ela se deslocou até a rua Eurides Alves da Silva, em Piraí do Sul, onde flagrou um indivíduo mantendo em cativeiro 13 aves silvestres. Na residência foram encontrados pássaros das espécies bigodinho, caboclinho, canário-terra, azulão, pintassilgo e coleirinha.

Pouco menos de uma hora depois, a equipe de serviço foi deslocada até a rua Diamira Fanchin, também em Piraí do Sul, onde flagrou um indivíduo mantendo em cativeiro três espécimes da fauna silvestre, sendo um papagaio verdadeiro, uma maritaca e um papagaio-da-cara-roxa, sendo que este último consta na Lista Oficial da Fauna Ameaçada de Extinção. Na busca domiciliar foi encontrada uma espingarda de caça tipo garrucha calibre 36, além de 11 cartuchos intactos, pólvora, espoletas e uma maquina manual para preparação de estojos para recarga.

As aves apreendidas serão encaminhadas ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS/PUC), no município de Tijucas do Sul, para avaliação e readaptação ao habitat natural, assim como será oficiado o Instituto Ambiental do Paraná para lavratura dos autos de infrações ambientais, onde a multa administrativa varia de R$ 500,00 a R$ 5.000,00 por ave apreendida.

A população, necessitando de informações sobre a legislação ambiental ou para registrar denúncias sobre crimes ambientais, pode entrar em contato com o telefone 0800 643 03 04, ou com o Posto de Polícia Militar Ambiental de Vila Velha pelo telefone 3228-1581.