Policial

Notícia publicada segunda-feira 05 setembro 2016

Polícia Ambiental apreende arma e animal silvestre no interior

Gostou, compartilhe

Na última sexta-feira (2), a tarde, em patrulhamento pela localidade de Moinho da Várzea, a equipe policial realizou vistoria em propriedade rural onde foi constatada a destruição de floresta em estágio inicial de regeneração do bioma mata atlântica em área correspondente a 0,2 ha e em área considerada de preservação permanente ( margem de córrego) em área correspondente a 0,1 ha. O proprietário foi orientado e advertido de que a área devera permanecer embargada para fins agrossilvopastoris até decisão do órgão ambiental competente. Foi encaminhada cópia da documentação para o IAP e a Delegacia de Polícia Civil de Palmeira para providências.

Dano florestal

Já no sábado (3), devido a uma denúncia anônima, a equipe de serviço deslocou até a localidade de Guaraúna do Turvo, a equipe policial realizou vistoria em propriedade rural, onde constatou dano em floresta, em estagio médio de regeneração do bioma mata atlântica considerada área de preservação permanente, mediante roçada as margens de 3 (três) nascentes e margem de córrego com menos de um metro de largura, com finalidade de pastagem de suínos e caprinos em área correspondente a 2,6 hectares. O proprietário foi orientado e advertido de que a área devera permanecer embargada para fins agrossilvopastoris até decisão do órgão ambiental competente. Será comunicado o IAP e a Delegacia de Policia Civil de Palmeira para demais providências.

Posse de arma

Na localidade de Guaraúna dos Borges, a equipe policial abordou 06 pessoas em um acampamento às margens do Rio Guaraúna. No acampamento e veículos nada foi encontrado. Ao realizar as busca em área de mata nativa foram localizados  uma espingarda calibre .36, cano duplo, marca Rossi, desmontada e descarregada, ao lado, uma saco com 06 (seis) munições intactas e 05 (cinco) deflagradas de calibre .36, 02 frascos com 100 (cem) gramas de pólvora, 04 frascos com 01 (um) quilograma de chumbo, um frasco com 50 espoletas e uma máquina de extração de espoletas. De imediato uma das pessoas assumiu a posse de todo o armamento e munição. Diante do fato foi dado voz de prisão, informado seus direito constitucionais e conduzido a 40ª Delegacia Regional de Polícia Civil de Palmeira, para a lavratura do flagrante.

Fauna silvestre

A equipe policial esteve em uma residência na localidade de Guaraúna de Turvo, onde foi constatado que este tem em cativeiro um papagaio verdadeiro ( amazona aestiva), espécime da fauna silvestre, o qual apresenta boas condições sanitárias e domesticado, sendo deixado sob a responsabilidade como fiel depositário, até decisão do órgão ambiental competente. Este foi orientado e advertido para tomar os devidos cuidados para o bem estar do animal, assim como acompanhamento de um profissional habilitado. Foi lavrado Termo Circunstanciado ao Fórum da Comarca de Palmeira, será comunicado o IAP de Ponta Grossa para providências administrativas.