Destaques

Notícia publicada terça-feira 09 abril 2013

Polícia Militar esclarece sobre procedimentos utilizados em abordagens

Gostou, compartilhe

A Polícia Militar de Palmeira divulgou notas para esclarecer sobre os procedimentos realizados em abordagens e qual é a reação mais adequada para os populares.

No caso de abordagem, o policial militar vai dirigir-se ao cidadão, tanto a pé como de veículo, com a arma empunhada e vai dar comandos do tipo “parado, levante as mãos e afaste as pernas”. A abordagem com a arma na mão é direito e dever do policial, pois este é seu instrumento de trabalho e o oficial é um profissional de segurança pública treinado para agir desta maneira.

Neste caso o civil deve manter-se calmo e obedecer aos comandos dado pelo policial, respondendo o que for perguntado, além de não fazer gestos bruscos. Após a revista, o policial vai pedir os documentos para identificar a pessoa, informar o motivo da abordagem, esclarecer a situação, agradecer e informar o fim da ação.

Por mais que seja um incomodo para as pessoas de bem, a ação é extremamente necessária, pois não há como o policial adivinhar as intenções dos indivíduos. A abordagem é a forma mais eficaz na prevenção e repreensão da criminalidade.

Quanto às ocorrências de som alto e perturbação do sossego, a PM informa que não existe horário para ocorrer tal reclamação e que não há necessidade de aviso prévio, caso seja constatado o fato pelo policial militar ou caso o barulho já tenha cessado, mas haja solicitante.

O policial pode e deve apreender o aparelho de som, tanto residencial ou automotivo, mesmo sem o consentimento do autor e responsável, e encaminhá-lo à Delegacia. Se a perturbação for causada por algazarra e gritos, os causadores também serão encaminhados à Delegacia e responderão pelo fato, sendo através de multa, serviço comunitário e a perca do aparelho de som.