Policial

Notícia publicada terça-feira 21 agosto 2018

Delegado pede a prisão de dois pela morte de homem achado em poço às margens da BR 277

Gostou, compartilhe

O caso do desaparecimento de uma pessoa da localidade de Santa Bárbara no último mês de junho foi elucidado pela Polícia Civil de Palmeira. O corpo que foi localizado num poço seco próximo da BR 277 no local conhecido como “Vaca Morta” no dia 11 de julho, em avançado estado de decomposição e é do senhor Jorge Zaleski de 62 anos de idade.
De acordo com o delegado Plínio Gomes Filho, o caso já foi desvendado e já foram encontrados os autores do crime que estão presos. Segundo o delegado um deles é Pedro Maurício Galinski, de 34 anos é primo em segundo grau da vítima. O outro preso, Matheus Vinicius Martins, de 22 anos é amigo de Pedro Maurício.

A história

Segundo o delegado, a história que eles contaram é que eles foram até a residência da vítima, o senhor Jorge Zaleski, no dia 5 de junho no período da noite, dizendo que queriam negociar uma propriedade dele. O senhor teria entrado no veículo deles, nisso foi anunciado que era um assalto e a vítima entregou seus documentos e cartões de banco com a senha. Eles se deslocaram até Palmeira, e perto da “Vaca Morta”, quando um deles desceu do veículo de posse uma marreta e levou a vítima até um local mais escondido, desferindo dois golpes na cabeça de Jorge e jogou o corpo no poço seco.

Na mesma noite, Pedro Maurício Galisnski, um dos envolvidos no crime, fez um saque com o cartão da vítima na Caixa Econômica Federal em Palmeira. Também foi feito saques em outros dias em cidades diferentes, até terminar o dinheiro que o idoso tinha na sua conta. Desde o dia 5 de junho até 25 de julho, além de Palmeira, foi feito saques nas cidades de Fazenda Rio Grande, Ponta Grossa e Curitiba, totalizando o valor de R$ 32 mil reais. Numa das agências foi visualizado o rosto de quem fez o saque no banco, sendo de um dos autores e com isso foi possível chegar até os suspeitos que acabaram sendo presos e confessaram o crime.

Contradição

Primeiro foi pedida a prisão temporária e agora a prisão preventiva dos autores do crime. Pedro Maurício foi preso no dia 13 de agosto e admitiu a participação no crime e disse que foi induzido pelo seu amigo Mateus. Já, Mateus foi preso no dia 17 de agosto, ele também admitiu a participação no crime e reverteu a história dizendo que foi ideia do amigo. Os dois são acusados de latrocínio, que é o roubo seguido de morte. Os dois não tinham antecedentes criminais e são moradores de Palmeira.

O corpo de Jorge Zaleski ficou no local onde foi morto no dia 5 de junho, até o dia 11 de julho, quando foi encontrado por uma pessoa que passou pelo local. O corpo continua no IML de Ponta Grossa e o laudo da morte constatou traumatismo craniano. De acordo com o delegado, uma irmã de Jorge que mora em Campo Largo, fez exames de confronto genético para a confirmação da identidade do mesmo, para só então, se confirmado, ser liberado para sepultamento. O delegado vai concluir o inquérito policial e encaminhar o mesmo à Justiça.

Outro cadáver

Já, o outro cadáver que foi encontrado na localidade de Boa Vista, no dia 19 de julho, e que estava decapitado e com o corpo dilacerado, já foi reconhecido pelos familiares e enterrado em Canoinhas-SC.

Imagens: Arquivo GP e rede social Facebook