Policial

Notícia publicada domingo 22 outubro 2017

Polícia prende seis suspeitos de exploração sexual contra crianças

Gostou, compartilhe

A Polícia Civil do Paraná, em parceria com a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), prendeu no início da manhã da sexta-feira (20) seis suspeitos de cometer crimes de exploração sexual contra crianças, durante a operação integrada Luz na Infância.

Segundo o secretário estadual da Segurança Pública e Administração Penitenciária, Wagner Mesquita, as informações foram coletadas através da troca de informações de agências internacionais com agências de segurança pública, passadas para a Senasp, que repassou para 24 estados da federação.

“São 1.100 policiais envolvidos no país inteiro no combate à pedofilia. No Paraná, a Polícia Civil identificou a autoria e materialidade em relação a nove mandados de busca. Durante a ação foram encontrados materiais que davam indício a esse crime e, por conta disso, seis pessoas foram presas e com elas foi encontrado material de pornografia”, disse.

Mesquita também falou sobre as equipes policiais do Paraná que atuaram na operação. “Reconheço o trabalho da Polícia Civil através dos seus núcleos especializados pois somente com ferramentas técnicas adequadas é que foi possível chegar nessa operação. A internet induz uma falsa sensação de impunidade, mas da mesma forma que ela traz essa sensação ela também propicia ferramentas que permitem que a polícia crie ambiente favorável para levar os seus autores para a Justiça”, afirmou.

Informações

Segundo o secretário Wagner Mesquita, os alvos da operação Luz na Infância foram identificados através de um levantamento de informações pela Senasp e a Embaixada dos Estados Unidos no Brasil. Com base em informações e evidências coletadas em ambientes virtuais, a Polícia Civil instaurou inquéritos policiais e representou pelas buscas e apreensões junto ao Poder Judiciário, visando apreender computadores e dispositivos informáticos onde estão armazenados os conteúdos de pedofilia, indiciar e prender os criminosos.

As investigações que resultaram na operação Luz na Infância, diz Mesquita, vêm sendo feitas há seis meses e resultam do aprimoramento do trabalho de inteligência de segurança pública e atuação em modelo de força-tarefa, que reúne em um mesmo ambiente de trabalho policiais com expertise e capacitação na repressão aos crimes virtuais e de pedofilia. Um cenário ideal para coletar e preservar evidências criminosas, garantindo, como consequência, a identificação e posterior condenação dos criminosos pela Justiça.