Policial

Notícia publicada segunda-feira 27 julho 2015

Policiais recapturam mulher que matou seus filhos em Palmeira e fugiu da Cadeia de Castro

Gostou, compartilhe

A mulher que matou seus dois filhos com golpes de barra de ferro e faca na noite do dia 9 de julho de 2012, na localidade de Santa Bárbara, em Palmeira, foi recapturada por policiais militares em Castro. Deuceni Amaral, juntamente com outros sete detentos, todos já localizados, haviam fugido da Cadeia Pública do mesmo município.

De acordo com o Blog de Castro, Deuceni estava com outra fugitiva no momento que foi recapturada por um policial a paisana, no Jardim dos Bancários, em Castro. “Eu voltava do serviço quando desconfiei das mulheres sujas de barro, então efetuei a abordagem e chamei a viatura”, relatou o policial responsável pela abordagem ao blog.

Em agosto de 2014 Deuceni foi a júri popular no Fórum de Palmeira e foi condenada a 38 anos e seis meses de prisão em regime fechado. Ela foi indiciada por homicídio triplamente qualificado após matar seus filhos Ana Maria Amaral Voichicoski, 7 anos, e Ruan Felipe Amaral, 10 anos.

O crime

Na noite de 9 de julho de 2012, por volta das 20h30, duas crianças foram mortas pela própria mãe. O crime aconteceu na localidade de Santa Bárbara, no interior do município. Ana Maria Amaral Voichicoski, 7 anos, e Ruan Felipe Amaral, 10 anos receberam dois e quatro golpes de faca, respectivamente, desferidos pela própria mãe, Deuceni Amaral, com 25 anos na época, e que foi presa.

Foi Deuceni quem acionou a Polícia Militar, às 21 horas, e, a princípio, disse que teria sido agredida e que as crianças haviam sumido. Policiais fizeram buscas nas proximidades e encontraram primeiro o corpo do menino, a cerca de 200 metros da casa onde morava. Equipes da RONE e da P2 foram acionadas e participaram da busca. O corpo da menina foi encontrado por volta da meia-noite, a 50 metros da casa, dentro de um capão de mato. Ouvida pela polícia, Deuceni apresentava versões conflitantes sobre o ocorrido, mas se contradisse e acabou confessando que havia matado os dois filhos. Ela foi detida e encaminhada para a 40ª Delegacia Regional de Polícia, onde foi lavrado o flagrante. Depois, foi transferida para a carceragem feminina do Presídio Hildebrando de Souza, em Ponta Grossa.

Deuceni confessou o duplo homicídio alegando que as crianças passavam necessidade e não tinha comida para oferecer aos filhos. O marido da assassina negou que a família passasse qualquer tipo de necessidade.

A Polícia Militar informou que logo após o crime a mulher disse ao marido que a casa tinha sido invadida por homens e que estes é que teriam matado seus filhos. Na sequência Deuceni alegou que o marido tinha matado as crianças, sendo que somente na delegacia ela confessou a autoria.

No depoimento para a Polícia, Deuceni relatou “Eu chamei primeiro a menina para fora e disse que era pra ela morder um pedaço de pano. Eu disse ‘morde pra mamãe’ e depois eu fiz ela virar de costas para mim. Dei uma pancada com uma barra de ferro e depois duas facadas”. Ao chamar o menino, a assassina disse que ela e a irmã estavam brincando de se esconder, fazendo algo quase semelhante para matar Ruan Felipe logo em seguida.

Deuceni também contou que premeditou o crime durante a tarde, enquanto estava lavando roupa, e que chegou a jantar com as crianças, sabendo que iria matá-las logo depois.

Logo que deixou a Delegacia de Palmeira, Deuceni foi transferida para o presídio Hildebrando de Souza, em Ponta Grossa. Mas no presídio, assim que as outras detentas souberam que a nova presa havia matado os próprios filhos, ameaçaram matar a nova companheira de cela caso ela não fosse removida para outro local. Após as ameaças, Deuceni foi retirada do presídio.