Policial

Notícia publicada segunda-feira 08 fevereiro 2016

Tentativa de fuga frustrada e rebelião chegam ao fim na DRP de Palmeira

Gostou, compartilhe

Terminou no final da manhã de segunda-feira (8) a tentativa de fuga e rebelião de presos na 40ª Delegacia Regional de Policia (DRP). A ação teve início na madrugada de segunda e se estendeu por mais de seis horas, até os policiais retirarem da carceragem os 35 detentos rebelados e os colocarem no solário.

Segundo a delegada Eliete Aparecida Kovalhuk, após a tentativa frustrada de fuga os detentos se rebelaram e aproveitaram para fazer algumas reivindicações, como fim da superlotação – 47 presos estão confinados em espaço para 16 – e verificação da situação processual, pois 30 detentos que estão em Palmeira são condenados, aguardam transferência para o sistema penal adequado e, consequentemente, vagas para serem transferidos.

Outras reivindicações, como questões referentes à utilização do solário e visitas também foram abordadas pelos presos, mas, segundo a delegada, serão resolvidas administrativamente.

Temporariamente, os detentos ficaram em outra cela da Delegacia, enquanto a porta de uma das celas e a porta que dá acesso às galerias serão reparadas.  Nenhum policial ou detento ficou ferido durante as ações.

Fuga e rebelião

Os presos, após serrar a grade da porta de uma das celas, solicitaram que o investigador de plantão fosse até a galeria para prestar um atendimento e, assim, ser rendido. Ao perceber a movimentação suspeita, o investigador não entrou no local e frustrou a tentativa de fuga.

Logo na sequência, a Polícia Militar de Palmeira foi acionada, por volta das 6 horas, para controlar a situação. Nas primeiras horas da manhã, era intensa a movimentação de policiais nas proximidades do local. Cerca de 30 policiais, entre militares e civis, com o auxilio de oito viaturas, cercaram o prédio da DRP e isolaram as ruas próximas. O Corpo de Bombeiros também foi acionado.

Por volta das 10 horas, vários policiais ocuparam a DRP para retirar os presos da galeria e encaminhar os mesmos ao solário, para que as celas pudessem ser revistadas. Segundo a delegada, 35 presos participaram da rebelião. Ao meio-dia a situação já estava controlada e os policiais militares começaram a deixar o local.