Polí­tica

Notícia publicada quarta-feira 08 julho 2015

Agências do Trabalhador de dez municípios devem ter aumento nos repasses

Gostou, compartilhe

Mais ações em prol da qualidade de vida do trabalhador e alternativas para a manutenção de empregos. É isso que a população pode esperar da reunião do deputado estadual Marcio Pauliki com o presidente nacional do PDT, Carlos Roberto Lupi, na terça-feira (7), na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep). Lupi sinalizou a Pauliki a ampliação dos repasses do governo federal para as Agências do Trabalhador de Arapoti, Bandeirantes, Castro, Irati, Jaguariaíva, Palmeira, Piraí do Sul, Prudentópolis, Siqueira Campos e Wenceslau Braz.

Recentemente, o Ministério do Trabalho e Emprego liberou R$ 852.040,59 para a manutenção da Agência do Trabalhador de Ponta Grossa. O repasse foi liberado em junho e será utilizado para a compra de automóveis, televisores, computadores e para melhorias na estrutura da unidade. Os valores são liberados periodicamente de acordo com o plano de trabalho de cada unidade e permitirão um atendimento mais efetivo à população.

Pauliki comenta que, justamente por sua atividade como empresário, tem convicção que o trabalhador é o maior patrimônio de qualquer empresa. “Gostaria de agradecer ao presidente Lupi, porque através de sua intervenção junto ao Ministério do Trabalho temos conseguindo muitas conquistas para as unidades da Agência do Trabalhador instaladas em várias cidades do Paraná. Fico muito feliz em saber que há uma preocupação do Governo Federal de proteger o emprego dos cidadãos. Acredito que a melhor forma de cidadania é através do emprego”, defende.

Proteção ao emprego

Na próxima terça-feira (14), Pauliki será recebido no Ministério pelo ministro Manoel Dias. O deputado irá solicitar a ampliação do Programa de Proteção ao Emprego (PPE) para segmentos importantes que abrem vagas de trabalho para mão de obra feminina e jovens de primeiro emprego. É o caso de polos moveleiros, polos de confecções e comércio em geral. “A sugestão é legítima e me comprometo a falar com a bancada do PDT no Congresso Nacional e no Senado para que sejam propostas emendas à medida provisória”, afirma Lupi.

A iniciativa do governo federal prevê que empresas em dificuldades financeiras reduzam temporariamente a jornada de trabalho de seus colaboradores em 30%, com redução proporcional do salário. O Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) irá repor 50% da perda do salário. “É uma medida para preservar os empregos e só poderão aderir as empresas que não dispensarem os seus colaboradores. Para o trabalhador, significa a estabilidade da manutenção do emprego neste momento de crise na produção e, principalmente, nas vendas”, destaca Pauliki. O Governo Federal estima que o programa vai ajudar preservar o emprego de milhares de trabalhadores com salário médio de R$ 2,2 mil.